Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto dá visibilidade para migrantes e refugiados por meio da arte

Estão abertas até o próximo dia 28 as inscrições para o projeto “Migrarte: a arte da colagem como refúgio”, uma parceria entre o projeto Arte como Refúgio e o programa Políticas Migratórias  e Universidade Brasileira. O evento terá oficina de colagem para a confecção de lambs e uma segunda etapa, de impressão e colagem dos trabalhos pelas ruas e em organizações parceiras. A inscrição, voltada exclusivamente para  pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, deve ser feita via formulário. O evento será no sábado (30), no campus da Reitoria, das 14h às 18h.

De acordo com a estudante de Psicologia e uma das criadoras do “Arte como Refúgio”, Maria Beatriz de Souza Alverne Maia, o projeto surge da necessidade de se pautar a afirmação de um lugar social de reconhecimento para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas. O designer Daniel Mariot e a ilustradora Amanda Guerreiro são parceiros da oficina, que terá também técnicas de psicodrama para reduzir o bloqueio da produção artística. A ideia é potencializar “uma arte desmistificada, não normativa, que favoreça o despontamento do protagonismo de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas”.

A “Arte como Refúgio” é uma organização que surgiu em 2019 com o objetivo de conectar pessoas migrantes e refugiadas à arte e cultura em Curitiba. Além de Maia, a estudante de Psicologia Luana Lubke também está a frente da iniciativa. Ambas fazem parte do Programa Politica Migratória e Universidade Brasileira, por meio do projeto “Psicologia Migração e Processos de Subjetivação: Psicanálise e Politica na rede de atendimento a migrantes”.

Sobre a colagem

A colagem é um tipo de expressão artística que busca, a partir de materiais já existentes, compor outras imagens. Com ela podem ser feitos quadros e figuras que podem ser aplicadas em diversos produtos como capas de caderno e camisetas. 

A ideia, segundo Maia, é que nesta oficina sejam criadas colagens que serão espalhadas por Curitiba através de Lambes (pôsteres artísticos colados em espaços urbanos), como forma de ocupação dos espaços da cidade, com o objetivo de dar voz à população migrante e visibilidade para esta causa.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...