Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

‘UFPR: Cursos e Profissões’ termina com recorde de público: 72 mil visitantes

Apenas no primeiro dia, 30 mil pessoas visitaram o evento. Foto: Leonardo Bettinelli

Após três dias de muito movimento, a 12ª edição da feira ‘UFPR: Cursos e Profissões’ foi encerrada às 18h deste domingo (24) pelo reitor, Zaki Akel Sobrinho, que, em discurso, agradeceu à participação das mais de três mil pessoas envolvidas no planejamento e execução do evento.

Ao todo, cerca de 72 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) desde as 9 horas de sexta-feira (22) até as 18 horas deste domingo. “Foi, sem dúvida, a maior feira da história da UFPR”, diz Akel.

Ao fim do último dia de evento, a universidade já planeja a próxima edição. Segundo o reitor, o volume de visitantes, crescente a cada ano, exige um espaço maior para os próximos anos. “Sendo aqui no SEPT ou não, precisaremos de uma área mais ampla.”

Outra mudança em estudo é ampliar o período de realização da feira, de três para quatro dias, começando em uma quinta-feira. Neste ano, mais de 30 mil pessoas compareceram ao Centro de Eventos do SEPT apenas na sexta-feira, a maior parte em excursões de escolas que precisam utilizar o dia letivo para trazer seus alunos.

Para as próximas semanas está prevista a realização de feiras de cursos em outras cidades onde a UFPR tem campus (Matinhos, Palotina e Jandaia do Sul), voltados para o público local.

Destaques

Como acontece todos os anos, os estudantes de cada um dos mais de 100 cursos ofertados pela UFPR usaram a criatividade para atrair os visitantes aos seus estandes. No espaço do curso de Engenharia Cartográfica e Agrimensura, os alunos fizeram fotos 3D das pessoas que passavam pelo local. As imagens serão disponibilizadas no site do curso e poderão ser visualizadas com óculos que podem ser confeccionados a partir de instruções dos próprios estudantes.

No estande da Empresa Júnior de Engenharia Elétrica (Emjel), uma bobina de Tesla tocava músicas geradas por um software. “O pessoal dos estandes vizinhos já reclamou bastante do barulho, mas, ao mesmo tempo, conseguimos atrair muita gente”, diz Pablo Lopes, aluno do 4º período de Engenharia Elétrica e integrante da empresa júnior.

Entre várias atividades diferenciadas que chamaram a atenção, estiveram a já tradicional trilha de conscientização ambiental promovida pelo curso de Engenharia Florestal, a Mostra de Ciências do SEPT, as experiências do projeto Física Brincando e Aprendendo (FiBrA) e o planetário.

A procura por inscrições para o vestibular 2014/2015 também superou a marca do ano passado durante os dias da feira. Até as 15 horas deste domingo, mais de 11 mil pessoas já haviam se inscrito para o processo seletivo, incluídos visitantes do evento e os que fizeram o procedimento via internet.

Célio Yano

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...