Revitalização dos jardins da Reitoria

22 agosto, 2024
09:24
Por Gabriel Maia
284 Visualizações
Extensão e Cultura

O espaço externo da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve um dos seus jardins revitalizados na última semana. A atividade foi desenvolvida pelo Neflor – Núcleo de Estudos em Floricultura e Paisagismo, coordenado pela professora Daniella Nogueira Moraes Carneiro. O projeto tem como objetivo promover a articulação da pesquisa, do ensino e da extensão na área da floricultura, paisagismo, parques e jardins. A partir das pesquisas e da inserção do projeto de extensão nas aulas da disciplina de Floricultura,  o grupo desenvolve estudos sobre a propagação, produção e manejo de espécies ornamentais.

A professora Daniella e seus alunos participaram de todo processo de implantação, incluindo o estudo do ambiente, para decidir a escolha das espécies, preparo dos canteiros com reposição de solo, calagem e adubação de plantio. O projeto também é responsável por alguns arranjos de vasos distribuídos pelos corredores da reitoria. 

As mudas são produzidas na Fazenda Canguiri-CEEx, pelos estudantes da Agronomia, bolsistas do projeto e participantes do Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA). E foram utilizadas espécies como a Clúsia, palmeira fênix, moréia e fórmio variegata, escolhidas por serem espécies perenes, adaptadas a pleno sol, rústicas e de baixa manutenção. 

A professora Daniella relata que “os jardins e a presença das plantas ornamentais nos diversos ambientes da UFPR, podem contribuir para melhoria da qualidade de vida, redução do estresse, aumento da satisfação e bem-estar, além de estimular o desenvolvimento da criatividade. Os jardins ainda contribuem para o aumento da biodiversidade e podem servir de abrigo e alimento para fauna em áreas urbanas”.

Foto: Leonardo Berttinelli

Além disso, segundo a professora, a dinâmica do projeto ainda é responsável por capacitar os aluno no entendimento pessoal e profissional “além de tirar os estudantes da sala de aula convencional, e levá-los para a execução do que planejaram, usando as plantas produzidas por eles, os capacita de forma competitiva para o mercado de trabalho e desenvolve um senso de identidade e responsabilidade profissional”.

O Neflor também desenvolve outras atividades como a Clínica de Plantas Ornamentais, “recebemos plantas da comunidade que precisam de identificação e cuidados especiais, plantas com pragas, doenças, desequilíbrio nutricional, ou desordens fisiológicas”, diz Daniella. E também a parceria com a Usina Hidrelétrica de Itaipu e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), juntamente com o professor Marcelo Pedrosa do departamento de Botânica, que é o projeto Plantando Soluções para um futuro sustentável – Macrófitas aquáticas ornamentais no tratamento de águas residuárias.

Foto: Leonardo Berttinelli

Sugestões

06 setembro, 2024

Agenda faz homenagem ao poeta e ícone paranaense que completaria 80 anos neste ano; fundadora da Editora UFPR […]

05 setembro, 2024

Nesta quinta-feira (05), o Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediou o terceiro e último […]

05 setembro, 2024

Os cinco cursos têm ênfase na internacionalização acadêmica, incluindo conversação e exposições orais; inscrições até 8/9.

05 setembro, 2024

Universidade na Escola já alcançou mais de 4000 estudantes de escolas públicas no Paraná O maior projeto de […]