Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Zaki busca parceria com Sanepar e Copel para redução de consumo de água e energia

Reitor Zaki Akel e o diretor da Sanepar Mounir Chaowiche. Foto: Leonardo Bettinelli
Reitor Zaki Akel e o diretor da Sanepar Mounir Chaowiche. Foto: Leonardo Bettinelli

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, reuniu-se, nestas segunda (02) e terça-feira (03), com os presidentes da Copel, Luiz Fernando Vianna, e da Sanepar, Mounir Chaowiche, para iniciar a formação de uma parceria entre a UFPR e as duas organizações.

Na Sanepar, Zaki ofereceu o conhecimento de ponta acumulado pela UFPR nos campos da inovação, tecnologia e pesquisa em educação e gestão ambiental com dois objetivos: o desenvolvimento de projetos comuns, em benefício da sociedade, e o treinamento/qualificação de servidores públicos.

“Temos agilidade e capacitação técnica para conduzir projetos de interesse da Sanepar e da sociedade com grande eficiência”, comentou o reitor. Ele citou como exemplo de parceria bem sucedida os dez projetos em andamento entre a UFPR e o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).

Preocupado em otimizar recursos públicos, Zaki também deseja o apoio da Sanepar, assim como da Copel, no desenvolvimento de ações destinadas a economizar água e energia em todos os campi da UFPR. “Gostaríamos que a Sanepar nos ajudasse a detectar vazamentos e a estudar formas de reduzirmos o consumo, evitando desperdícios”, justificou. Chaowiche elogiou a iniciativa. “Nossa equipe está à disposição da UFPR para ajudar no que for necessário”.

reitor explica ao diretor-presidente da Copel ideias voltadas à eficientização da energia (Imagem: Ana Assunção)
reitor explica ao diretor-presidente da Copel ideias voltadas à eficientização da energia (Imagem: Ana Assunção)

Para o diretor-presidente da Copel, a iniciativa da Universidade também se mostrou bastante importante. “Estamos dispostos a contribuir no que for necessário para ações que visem à eficientização do uso de energia”, afirmou Vianna, em referência a chamadas públicas e editais abertos para inscrição de projetos institucionais. Outra oportunidade ainda se mostrou viável durante a reunião: o apoio a pesquisas de professores da UFPR voltadas à inovação de processos energéticos.

De acordo com o reitor, quando entrou para a gestão da Universidade e passou a ter maior conhecimento sobre a administração interna, foram verificados mais de R$ 10  milhões em dívidas relacionadas ao consumo de energia. Prédios e reatores antigos, lâmpadas ineficientes, entre outras situações de desperdício formaram o cenário daquela época. “Agora que temos as contas em dia, podemos otimizar nosso empenho para tornar o consumo de energia cada vez mais inteligente e consciente”, explicou Zaki.

Outras reuniões entre representantes das organizações serão realizadas a fim de detalhamento técnico das parcerias e estabelecimento de metas.

Por Aurélio Munhoz e Jaqueline Carrara

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...