“XXV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão iniciou nesta quinta-feira (26)

Abertura da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe) Foto: Marcos Solivan
Iniciaram na manhã desta quinta-feira (26), no Teatro da Reitoria, a “XXV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão” (Sepe) e a “VIII Semana de Pedagogia”, promovidas pelo Setor de Educação da UFPR, em parceria com a Fundação Araucária. Sob o tema “A Formação do Profissional da Educação”, a semana segue até sábado (28), com várias mesas-redondas, oficinas, apresentação cultural e fóruns de debates.

Durante a abertura, a vice-diretora do Setor de Educação, professora Núria Pons Vilardell Camas falou em nome da diretora do setor, professora Andréa Caldas. “A imagem e a representação da linguagem contagiou a todos, marcando de forma emocionante o evento”, disse a professora referindo-se ao Hino Nacional interpretado em Libras por Rozani Suzin. “A homenagem da intérprete ao “Dia do Surdo”, comemorado no dia 26 de setembro, nos transmitiu um sentimento de pertencimento: somos todos iguais”, refletiu a vice-diretora destacando a inclusão social. Destacou também o jubileu da semana e os oito anos da Semana de Pedagogia. “O encontro traz o sentimento de que somos profissionais que trabalham para o melhor”, considerou Núria.

Ainda o presidente da Comissão Organizadora do evento, professor Flávio Ricardo Medina de Oliveira salientou a grande importância da iniciativa para “os professores que formam professores e para os alunos que serão professores”. A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Deise Cristina de Lima Picanço, salientou que o momento é de busca para o setor que está em diálogo constante com a comunidade. “Igualmente é o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão”, definiu.

Responsabilidade ─ Na continuidade, a pró-reitora de Graduação, professora Maria Amélia Sabbag Zaiko, refletiu sobre a grande responsabilidade do setor de colocar em evidência as teorias educacionais no processo de formação na universidade como um todo. Finalizando, o reitor Zaki Akel Sobrinho mencionou os professores da unidade: “São todos engajados nos novos desafios da Educação”. Segundo ele, o Setor de Educação exerce um papel fundamental na UFPR como protagonista da transformação pela Educação”, concluiu o reitor.

Programa ─ No evento serão discutidos temas de interesse na área como Licenciatura; movimento estudantil; literatura infantil; relações raciais; estágios e outros. Nas oficinas, assuntos relativos ao livro didático; Arte e Publicidade e outros. Comunicações sobre trabalhos científicos e fóruns de debates compõem a programação da semana. Mais informações estão disponíveis no link http://www.educacao.ufpr.br/?q=node/454.