Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Visita de professor de Design de universidade sul-coreana à UFPR marca início de tratativas para acordo internacional

O professor Younghwan Pan, que coordena o departamento de Smart Experience Design da Universidade Kookmin, da Coréia do Sul, fez uma visita nesta segunda-feira (4) ao reitor Ricardo Marcelo Fonseca para apresentar os planos de um acordo de cooperação científica entre as duas instituições. Também participaram da conversa o professor Aguinaldo Santos, do Departamento de Design da UFPR; o professor André Duarte, da Agência UFPR Internacional (AUI); e o pesquisador de Design Re-nato Berto, que fará pós-doutorado na Kookmin neste ano.

Os representantes das duas universidades conversaram sobre as características do acordo, que pode vir a ser mais amplo, abrangendo outras áreas do conhecimento além do Design. A Graduate School of Techno Design da Kookmin, em que Pan atua, oferece programas voltados ao mercado de trabalho, com educação prática e pesquisas em cooperação com grandes empresas multinacionais nas áreas de design, planejamento e marketing.

Da esq. para a dir.: o pesquisador Re-nato Berto; os professores Aguinaldo Santos, do PPGDesign; Younghwan Pan, da Kookmin; o reitor Ricardo Marcelo; e André Duarte, da AUI. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

Segundo Santos, a cooperação pode ajudar a alavancar a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Design (PPG-Design) da UFPR, com o aumento de possibilidades para doutorados-sanduíche, trabalhos científicos em coautoria, docentes visitantes e outras ações. Para o professor, a aproximação com universidades asiáticas é estratégica para a área.

“É de nosso interesse construir uma geração de designers que consiga compreender a Ásia”, comentou. “Já temos aproximação com a China, mas a Coreia do Sul é importante por ser um corredor para todo o continente. E, do ponto de vista do designer, é um país com muitas fontes de inspiração”.

O professor Pan também afirmou que a Universidade Kookmin tem interesse em se aproximar de instituições científicas sul-americanas, atualmente uma lacuna nos projetos de internacionalização da instituição. “Queremos cooperar com universidades da América do Sul e, para isso, é importante um contato face a face”, disse ele, que visita o continente pela primeira vez.

Acordos

Nesses primeiros dois meses de 2019, a UFPR já oficializou pelo menos nove cooperações internacionais por meio da AUI, segundo dados do Sistema Integrado de Gestão de Acordos (Sigea).

Entre as instituições partícipes, estão universidades da França, Itália, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, Estados Unidos e Espanha.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...