Visita de comitiva alemã celebra 40 anos de convênio entre universidades

Com a presença do reitor da Universidade Albert – Ludwig de Freiburg, e outros membros da delegação alemã, além do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e professores do curso de Engenharia Florestal foi celebrada na manhã desta quinta-feira (17) os 40 anos de convênio entre as duas universidades, no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Florestal.

Zaki Akel destacou a importância desta parceria, que rende bons frutos para as duas instituições. ‘Estamos muito felizes com a visita, pois é justamente esse intercâmbio que deve ser ressaltado e preservado. Esperamos que no futuro mais encontros aconteçam’.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Sergio Scheer, afirmou que este é um dos melhores convênios da UFPR, com uma grande produtividade e excelentes pesquisas. ‘Nossa Universidade está prestes a completar 100 anos e ter um convênio com uma duração tão grande quanto este é um privilégio que deve ser comemorado’.

Mais fotos aqui

Além das celebrações pelo parceria entre as universidades, o evento também destacou os 50 anos do curso de Engenharia Florestal da UFPR, comemorado no último ano. Como forma de homenagem, o reitor da Universidade Albert ─ Ludwig de Freiburg, Hans-Jochen Schiewer, recebeu uma medalha comemorativa das mãos do professor Sebastião Macedo, da pós-graduação.

Hans-Jochen Schiewer também ressaltou a longevidade do convênio e a grande participação de alunos dos dois países em todos os processos. Outro questão apontada por Schiewer foi a importante contribuição dos professores da UFPR, com destaque para a professora Christel Lingnau, coordenadora do convênio, e o professor da pós-graduação José Henrique Pedrosa. Ambos receberam medalhas da Universidade Albert – Ludwig de Freiburg como forma de agradecimento.

Para finalizar a celebração, o reitor alemão plantou uma araucária no terreno próximo ao prédio de Engenharia Florestal, que recebeu uma placa de homenagem da UFPR. Ele ainda concluiu dizendo que espera que o convênio comemore os 80, 120 anos de parceria.

O reitor alemão Hans-Jochen Schiewer (dir.) e o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho
Foto: Ray Garbelotti

Fonte: Ana Cichon, com orientação de Ana Paula Moraes