Visita da Administração Superior na UFPR Litoral

Acompanhado dos pró-reitores e dos assessores, o reitor Carlos Moreira Júnior e a vice-reitora Márcia Helena Mendonça levaram para a UFPR Litoral o novo ônibus que passou a compor a frota de veículos da unidade.

Além de fazer a entrega aos professores e estudantes do ônibus que facilitará o desenvolvimento do projeto político-pedagógico, a visita da equipe da Administração Superior a UFPR Litoral também foi marcada por uma conversa informal com a comunidade acadêmica. Para o reitor o momento foi de reafirmar a importância da unidade e da sua condição. ‘A UFPR Litoral não é apenas um campus da Universidade Federal do Paraná. Ela é a concretização de uma parceria forte entre o Governo Federal, o Governo Estadual e a Prefeitura de Matinhos, junto com a UFPR para viabilizar um projeto sem igual no País. Para isso, é fundamental termos cuidado com essas parcerias, para que possamos ver a UFPR Litoral se desenvolver e dar exemplo, como já vem fazendo’, esclareceu.

UFPR Litoral – A implantação do campus da UFPR Litoral está em consolidação. Ela já conta com a primeira fase de obras concluída e com a participação de 500 alunos, 60 docentes e 15 técnico-administrativos. O Governo do Estado do Paraná, por meio de sua Secretaria de Obras, deverá entregar ainda no mês de maio o cronograma de obras da segunda fase de construção do campus. Ainda nesse ano de 2007 outros 40 professores deverão se integrar ao quadro de docentes da UFPR Litoral, bem como outros 15 técnico-administrativos e 300 alunos pelo vestibular.

Identidade – Em sua fala com a comunidade acadêmica o reitor expôs a importância da UFPR Litoral ter sua identidade e não ficar apença ao Gabinete do Reitor. Também reforçou a legitimidade dos cursos e de toda a estrutura que compõe a unidade. ‘A UFPR tem autonomia para criar cursos e reconhê-los. Portanto, quem fala que os cursos ministrados aqui não são reconhecidos não entende nada de universidade pública nem das atribuições de uma universidade pública. Não só criamos e temos nossos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, como somos responsáveis por reconhecer cursos de outras instituições de ensino superior’, esclareceu o reitor.

Fortalecimento – Para o professor Breno Bellintani Guardia a UFPR Litoral apresenta uma nova forma de ensinar. ‘Tudo na UFPR Litoral é novo. Acredito que o foco maior de atenção deve ser nas pessoas, professores, funcionários e alunos. Termos a compreensão e a sensibilidade de que estamos aqui para um projeto maior que é a formação de excelentes profissionais e o desenvolvimento da região’.

Para a professora Vera Lúcia Israel, a contribuição da UFPR Litoral é muito importante. ‘Não estamos trabalhando em um projeto fechado, estamos ajudando a construir um projeto político-pedagógico inovador. Nunca vi um curso que ainda não tenha formado a primeira turma permitir fazer qualquer alteração em seu projeto pedagógico. Aqui estamos trabalhando com a inovação e formando os melhores profissionais para o País.’

Para o professor Paulo Marques a preparação para atuar na UFPR Litoral era inclusive pensando em auxiliar na construção de salas de aula. ‘Achei que seria muito mais díficil. Estamos passando por uma turbulência e estamos sendo julgados por fazermos algo novo. Nós nos capacitamos para atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da UFPR e para que ela sinta orgulho do trabalho que estamos desenvolvendo. Acredito que não temos que contrapor boatos. Aqueles que quiserem que venham conhecer nosso trabalho e que olham a UFPR Litoral como parte integrante da UFPR e não como um projeto pessoal de a, b ou c.’

Reitor em conversa com a comunidade acadêmica
Foto: Isabel Liviski