Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

VII Congresso Internacional de Linguística é encerrado na UFPR

Depois do três dias, o VII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) encerrou seus trabalhos no sábado (12).

O Congresso, que contou com oito conferências e 19 mesas-redondas, aconteceu no complexo da Reitoria da UFPR.

Cerca de 950 trabalhos de pós-graduação também foram apresentados no evento, de um total de 1,4 mil submetidos à aprovação da comissão julgadora. Cerca de 100 outros trabalhos de graduação ainda ficaram à disposição do público durante o encontro.

Além de linguistas de todo o Brasil, o Congresso contou com a participação de especialistas de outros seis países: Suécia, Macau, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Israel.

“Essa interação é muito importante, porque nenhum programa de pós-graduação consegue ter especialistas em todas as áreas da linguística. E aqui temos uma interação que não acontece em nenhum outro momento ou lugar”, explica a professora Maria José Foltran, professora do Departamento de Linguística da UFPR e uma das organizadoras do Congresso.

A professora exemplifica utilizando o próprio departamento da UFPR, que não tem nenhum neurolinguista, mas cujos estudantes e professores puderam participar de cursos na área por ocasião do encontro. “Além disso, tivemos aqui um especialista em linguística computacional, que não existe na maioria dos programas de pós-graduação. E também em fonética forense, área que no Brasil tem apenas duas ou três pessoas atuando”.

Na sexta-feira (11), a Abralin ainda realizou uma assembleia. Nela, foi decidido que o próximo Congresso acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), daqui a dois anos.

Apesar do VII Congresso já ter sido encerrado, o XX Instituto de Linguística da Abralin segue na UFPR até a sexta-feira (18), com a realização de 22 cursos nas mais diversas áreas. Entre elas estão: neurociência da linguagem, fonologia e alfabetização, discurso humorístico, entre outras.

Foto(s) relacionada(s):


Além do Brasil, profissionais de outros seis países participaram do Congresso.
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário)