Vestibular já tem 7 mil inscrições; prazo para isenção acaba sexta-feira

Aberto desde o último domingo (17/8), o período de inscrições para o vestibular da UFPR segue até as 16 horas do dia 15 de setembro. A taxa custa R$ 72 —valor que vem sendo progressivamente reduzido pela universidade. Em anos anteriores, a taxa já chegou a custar R$ 85.

Os candidatos que comprovarem não ter condições de pagar a taxa podem solicitar isenção até as 17h30 desta sexta-feira, dia 22 de agosto.

Para solicitar a isenção, os candidatos precisam antes preencher o formulário de inscrição ao vestibular, disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR [www.nc.ufpr.br]. Na seqüência, devem acessar um requerimento específico da isenção, no mesmo endereço.

A via impressa deve ser assinada e entregue junto com a documentação exigida nos postos do Núcleo de Concursos em Curitiba ou em Palotina. Os postos atendem das 8h30 às 17h30.

Em Curitiba, o endereço do posto de atendimento é o seguinte: rua dos Funcionários, 1540, Setor de Ciências Agrárias, bairro Juvevê. Os candidatos que não tiverem acesso à internet podem usar computadores disponíveis no local.

Critérios da isenção

Um dos critérios para a concessão do benefício é a comprovação de que o candidato tenha concluído o ensino médio e o ensino fundamental integralmente em escola pública.

Para que o requerimento de isenção seja analisado, a renda per capita da família não pode superar R$ 415, e os pais do candidato não podem possuir curso superior.

Candidatos que já possuam nível superior ou estejam cursando outra graduação não têm direito à isenção, assim como aqueles que não tenham possibilidade de concluir o ensino médio até dezembro.

A lista dos documentos necessários para solicitar a isenção da taxa do vestibular está disponível no site do Núcleo de Concursos. Não é necessário autenticar as fotocópias dos documentos.

O resultado da avaliação dos pedidos de isenção da taxa será divulgado até 8 de setembro de 2008. Os candidatos que não obtiverem isenção deverão consolidar sua inscrição através do pagamento do boleto bancário, até 15 de setembro.

Cotas e novas vagas

Conforme o edital do processo seletivo 2009, a UFPR oferecerá um total de 5.204 vagas —27% a mais do que o número ofertado no ano passado. São 1.105 novas vagas, distribuídas em 21 novos cursos e turnos.

A ampliação de cursos e vagas faz parte do Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais).

Das 5.204 vagas oferecidas pelo vestibular da UFPR, 1.041 (20%) são reservadas para alunos que estudaram durante todo o ensino fundamental e médio em escola pública.

Outras 1.041 vagas são destinadas a cotas raciais, para candidatos negros. A UFPR reservará ainda uma vaga extra em cada um dos seus cursos para as pessoas portadoras de deficiência.

A opção pelas cotas deve ser assinalada pelo candidato já no ato da inscrição. Pessoas que já possuam curso superior não poderão concorrer pelas cotas.

Todos os detalhes acerca do vestibular estão no edital do processo e no ‘Guia do Candidato’. Ambos os documentos estão disponíveis na internet.

As provas da primeira fase estão marcadas para o dia 16 de novembro. A segunda fase acontece nos dias 7 e 8 de dezembro.

Calendário do vestibular da UFPR

• Inscrições
De 17 de agosto a 15 de setembro

• Pedidos de isenção