Vestibular da UFPR tem 90,4% de comparecimento na 1ª fase

O índice de comparecimento corresponde a 90,4% do total de inscritos. Faltaram à primeira fase do processo seletivo 4.196 candidatos (9,6%).

Fotos do vestibular em alta resolução
Íntegra da prova da 1ª fase e gabarito provisório (em pdf)

Gabarito individual do candidato

“Agradecemos a cada uma das mais de quatro mil pessoas envolvidas no vestibular da UFPR”, disse o reitor Zaki Akel Sobrinho, durante entrevista coletiva na sede do Núcleo de Concursos. “Nossa universidade é procurada não somente pelo seu caráter público, mas também pela sua excelência acadêmica.”

Segundo o coordenador do Núcleo de Concursos, Raul von der Heyde, a relação dos candidatos aprovados será divulgada na tarde do próximo dia 7 de dezembro. O novo comprovante de ensalamento para a 2ª fase será divulgado no dia 8.

Sobre o uso da nota das provas objetivas do Enem, que devem compor 10% do total do desempenho dos vestibulandos da UFPR, o reitor disse que a universidade fez uma solicitação formal ao Ministério da Educação, para receber os resultados até o dia 5 de janeiro. “Há uma boa vontade do ministério, que garantiu que irá fazer o possível”, disse Zaki. “Acredito que o nosso pedido terá atendido.”

Os 43.799 candidatos inscritos ao vestibular da UFPR disputam 5.334 vagas. As vagas estão distribuídas em 91 opções de cursos de graduação. A seleção abrange ainda outras 30 vagas do curso de formação de oficiais da Polícia Militar.

A publicação do gabarito provisório da primeira fase do vestibular da UFPR está prevista para as 20h30 deste domingo, no endereço www.nc.ufpr.br. A segunda fase acontece nos dias 12 e 13 do mesmo mês. O resultado final do processo seletivo sairá até 22 de janeiro.

Física, “a mais difícil”

Os vestibulandos avaliaram as nove questões da disciplina de Física como as mais difíceis do processo seletivo da UFPR. “A prova exigia bastante fórmulas”, contou Luiz Carlos da Silva, 32, que prestou vestibular para Educação Física.

Mariana Ferreira, 17, que tentou Agronomia, concorda. Ela diz que, por não saber resolver as questões de Física, Química e Matemática acabou ‘chutando’ grande parte das questões. “Foi horrível. Cálculo não é comigo”, explica-se ela, que afirma não ter expectativas de passar para a segunda fase do vestibular da UFPR.

Segundo os candidatos, no entanto, no geral a prova estava fácil. “O mais difícil foi Física e História. No mais, foi tranqüilo. Português e Biologia era o basicão do Ensino Médio”, concluiu Wellyton Morgenrota, 20, que também prestou vestibular para Agronomia.

Português e Literatura foram mesmo as provas que mais agradaram os vestibulandos. “A mais fácil foi Literatura”, afirmou Luiz Carlos. “Agora tenho a sensação de dever cumprido. Estou confiante”, finalizou ele.

Candidatos aguardam o início das provas
Foto: Izabel Liviski

Entrevista coletiva à imprensa, na sede do NC
Foto: Manuela Salazar