Vestibular da UFPR Litoral registra 1,8 mil inscrições; prazo está terminando

Desse total, 501 candidatos haviam confirmado sua inscrição através do pagamento da taxa ou da obtenção de sua isenção. Foram isentos 159 candidatos.

As inscrições para o vestibular da UFPR Litoral podem ser feitas até as 16 horas do próximo dia 15 de maio, através do endereço www.nc.ufpr.br.

A taxa é de R$ 33 para o curso de Técnico em Orientação Comunitária e de R$ 73 para os cursos de graduação. Candidatos treineiros, que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 3 a menos. O prazo para solicitar isenção terminou no começo do mês.

Quem não possui acesso à internet pode procurar a sede do campus, na Rua Jaguariaíva, 512, em Matinhos, das 8h30 às 17h30.

O vestibular da UFPR Litoral oferece neste ano 475 vagas ― 23% a mais do que em 2008, quando o total de vagas foi de 385.

As vagas estão distribuídas em 14 cursos de graduação e um curso técnico integrado ao Ensino Médio [confira lista abaixo].

Há quatro novas opções de curso de graduação: Saúde Coletiva; Informática e Cidadania; Gestão Desportiva e do Lazer; e Linguagem e Comunicação. Os três primeiros são cursos de bacharelado. O quarto, de licenciatura. Todas as 90 novas vagas são noturnas.

Além dos novos cursos, outra mudança foi a transformação dos cursos profissionalizantes de Gestão de Turismo e de Gestão Imobiliária, que passam à condição de cursos de tecnologia, com ‘status’ de graduação.

O curso profissionalizante de Enfermagem deixa de ser ofertado pela UFPR em Matinhos, já que o mesmo é oferecido pelo recém-criado Instituto Federal do Paraná (IFPR), em sua unidade de Paranaguá.

Cotas

Assim como no vestibular geral da UFPR, o processo seletivo de sua unidade no litoral reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.

Em 2008, cerca de 1,6 mil candidatos se inscreveram no vestibular da UFPR Litoral. A cada quatro candidatos, três eram de municípios da região litorânea ―proporção que se manteve praticamente inalterada entre os aprovados.

A UFPR Litoral é resultado de uma parceria que envolve o governo federal, responsável pelo quadro de servidores docentes e técnico-administrativos e pelo projeto político pedagógico; o governo estadual, responsável pela infraestrutura; e a prefeitura local, que oferece serviços de limpeza e segurança.

Relação de cursos / turno / vagas

Graduação:

Agroecologia (Tecnologia) / Diurno / 35

Artes (Licenciatura) / Diurno / 30

Ciências (Licenciatura) / Noturno / 30

Fisioterapia (Bacharelado) / Diurno / 30

Gestão Ambiental (Bacharelado) / Diurno / 30

Gestão Desportiva e do Lazer* (Bacharelado) / Noturno / 30

Gestão e Empreendedorismo (Bacharelado) / Noturno / 30

Gestão Pública (Bacharelado) / Noturno / 30

Informática e Cidadania* (Bacharelado) / Noturno / 30

Linguagem e Comunicação* (Licenciatura) / Noturno / 30

Saúde Coletiva* (Bacharelado) / Noturno / 30

Serviço Social (Bacharelado) / Noturno / 30

Gestão Imobiliária** (Tecnologia) / Noturno / 35

Gestão de Turismo** (Tecnologia) / Noturno / 35

Técnico:

Comunitário com Ensino Médio Integrado*** / Noturno / 40

Total de vagas: 475

(desse total, 74% são vagas noturnas)

* Cursos novos.

** Cursos que até 2008 eram oferecidos na modalidade profissionalizante, e agora são de tecnologia, com ‘status’ de graduação.

*** Exige apenas o Ensino Fundamental completo.

Fim do período de inscrições

15 de maio (até as 16 horas)

Provas da 1ª fase

31 de maio