Vestibular 2006: mais de 45 mil concorrentes

Os candidatos que efetivaram a sua inscrição por meio do pagamento da taxa de R$ 75,00 poderão a partir de amanhã verificar qual a sua situação. Isso porque, o Núcleo de Concursos permite que o candidato inscrito modifique informações e mesmo escolhas, até o dia 07 de outubro. ‘Os candidatos que confirmaram sua inscrição por meio do pagamento da taxa poderão alterar o curso pretendido, o turno, a língua estrangeira moderna, assim como a sua opção por cotas ou não, até o próximo dia 07 de outubro’, afirma o pró-reitor de Graduação e diretor geral do Núcleo de Concursos, professor Valdo Cavallet. ‘Um dos problemas que verificamos é que alguns candidatos que se inscreveram na categoria de treineiros tem condições de concorrer a uma vaga na Universidade. Lembramos que a categoria de treineiro é para aquele candidato que ainda não concluiu o Ensino Médio e quer conhecer o processo’, explica. Para esses candidatos a mudança pode ser feita no site do Núcleo de Concursos.

Concorrência – Estão inscritos ao Processo Seletivo 2006, 45662 candidatos, sendo que destes 1796 concorrem nas cotas raciais, 10978 na vagas sociais e 3196 na categoria de treineiros. ‘Mas esses números podem mudar conforme a avaliação do candidato e as mudanças permitidas até o dia 07 de outubro’, afirma o reitor Carlos Moreira Júnior. Segundo ele, apesar da concorrência nas cotas ser menor do que ano passado – 2370 nas cotas raciais e 13795 nas sociais – isso não traz nenhuma conseqüência ao processo. ‘O que avaliamos é que ano passado, por ter sido o primeiro vestibular com processo de cotas, as pessoas testaram para verificar qual a seriedade do processo. E os critérios para aprovar o candidato pelas cotas é rígido. Acredito que este ano inscreveram-se aqueles que efetivamente tem condições de concorrer às cotas’, expõe. O reitor afirma, também, que é possível que os candidatos que podem concorrer às cotas não o façam por acreditar que só podem concorrer aos 20% que cada cota oferece. ‘Isso não é verdade. O candidato das cotas que não for aprovado por ela passa para a concorrência geral e irá disputar com os demais pelo critério de nota.’

Dados sócio-econômicos – Entre os dados levantados pela ficha preenchida pelos candidatos estão dados como: 23,64% são maiores de 21 anos; 60,69% moram em Curitiba; 33,19% têm pai com nível superior completo; 25,2% têm renda familiar até R$ 1.000,00; e 12,79% têm renda familiar acima de R$ 5.000,00. ‘Outro dado importante são os 15,1% que terão que trabalhar em período integral. O que nos mostra que precisamos pensar em ampliar as vagas noturnas e o número de bolsas aos alunos mais carentes’, afirmou o reitor. Outro dado que chama a atenção são os 39,96% dos candidatos que afirmam ser a desigualdade social e o desemprego o maior problema do país.

Reitor na coletiva à imprensa
Foto: Cristiano Castilho

Fonte: Patricia Favorito Dorfman