Vacinação para faixa dos 20 a 29 anos começa na UFPR

A vacinação será feita por equipes em quatro pontos da universidade: uma fixa na unidade ambulatorial Casa 3, localizada no Centro Politécnico da UFPR, e outras três itinerantes, que atuarão nos campi Jardim Botânico, Prédio de Sociais Aplicadas, Agrárias e Centro (Reitoria).

A vacinação será das 8h30 às 20h30, à exceção do campus Agrárias, onde não há aulas noturnas e a vacina estará disponível até as 16h30. Cerca de 20 pessoas estarão envolvidas no trabalho, que irá até o dia 23 de abril.

A expectativa é imunizar até 18 mil pessoas contra a Gripe A, entre alunos e servidores da universidade. No entanto, a UFPR só vai dispor de duas mil vacinas por dia. A vacinação permanece até as doses acaberem. Depois, haverá pessoas no local para orientar a comunidade.

‘Essa estratégia de vacinação é um esforço coletivo tanto das autoridades públicas da área de saúde quanto da UFPR’, afirma Raffaello Di Bernardi, integrante do Comitê Técnico de Assessoria em Influenza A H1N1 da UFPR. ‘É muito importante que todas as pessoas no grupo prioritário em questão se vacinem.’

O calendário nacional, definido pelo Ministério da Saúde, vai até meados de maio e abrange profissionais de saúde, indígenas, gestantes, doentes crônicos, crianças de seis meses a dois anos, jovens de 20 a 29 anos, idosos com doenças crônicas e pessoas de 30 a 39 anos.

Esses grupos são o de maior risco de desenvolver doença grave ou evoluir para morte por Gripe A.

Para os grupos alvo que têm como especificidade a faixa etária, será solicitada documento de identificação que comprove a idade.

Não há nenhum evento adverso grave associado à vacina contra influenza pandêmica. A única contraindicação relacionada é para pessoas alérgicas a ovo — a vacina é fabricada em ovos embrionados de galinha.

Histórico da Gripe A

O primeiro alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a ocorrência de uma variante do vírus Influenza foi dado em abril de 2009. Em junho, a OMS declarou pandemia de Gripe A. O vírus A (H1N1) já circulava na Europa, Austrália e nas três Américas.

A vacinação no Brasil ocorre antes do inverno, período em que as gripes aparecem de forma mais acentuada. No mundo, ao menos 16 mil pessoas já morreram devido a doença. No Brasil foram cerca de 1,7 mil.

O Ministério da Saúde gastou cerca de R$ 1 bilhão com a aquisição de 83 milhões de vacinas, de três fornecedores diferentes. A pasta mantém um serviço de informações sobre a doença, o Disque Saúde (0800 61 1997), além dos sites www.saude.gov.br e www.vacinacaoinfluenza.com.br.

Calendário de vacinação

• Profissionais de saúde e indígenas: 8 de março a 19 de março

• Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos: 22 de março a 2 de abril*

• Jovens de 20 a 29 anos: 5 de abril a 23 de abril

• Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas: 24 de abril a 7 de maio

• Pessoas de 30 a 39 anos: 10 de maio a 21 de maio

[*] A segunda fase foi prorrogada até 23 de abril.

Medidas de prevenção

• Cubra a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar; é para evitar que gotículas atinjam os que estão próximos.

• Lave frequentemente as mãos com água e sabonete. Faça isso, pelo menos: depois de tossir ou espirrar. Após usar o banheiro; antes de comer; e antes de tocar os olhos, boca e nariz

• Evite compartilhar pratos, talheres e alimentos.

• Evite colocar as mãos nos olhos, nariz ou boca após pegar mexer com dinheiro, pegar produtos no supermercado ou ter contato com superfícies que não estejam devidamente higienizadas.

• Procure ter hábitos saudáveis, como alimentação adequada, ingestão de líquidos e atividade física.

Sintomas

Febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Ao apresentar estes sintomas, similares ao da gripe comum, deve-se procurar uma unidade de saúde.

A UFPR espera receber até 18 mil doses da vacina contra a Gripe A
Foto: Arquivo AEN