UTI pediátrica volta a funcionar

Na ocasião, o médico Rubens Cat, chefe do Serviço de Clínica Pediátrica, prestou uma homenagem a todos que colaboraram com as reformas. Em especial o Governo do Estado do Paraná que, através da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), oportunizou a soma de aproximadamente um milhão de reais e a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), que, com quase R$ 110 mil, adquiriu todo o mobiliário da ala pediátrica.

Com placas que dão nomes às enfermarias, também foram homenageados os profissionais que participaram ativamente da história do Serviço Dinarte José Giraldi, Rosemari Siqueira Moscibroski, Isac Bruck, Leide Parolin Marinoni, Luiz de Lacerda Filho, Orival Costa, Romolo Sandrini Neto e também um auditório que lembra Homero Braga e uma sala de recreação que levou o

nome de Felipe Ferraz Paciornick, uma homenagem póstuma ao filho da presidente da Asssociação dos Amigos do HC (AAHC), Maria Eliza Ferraz Paciornick. Associação esta que colaborou com a doação de poltronas especiais para acompanhantes dos pacientes, com recursos advindos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

O Serviço e todos os colaborados também receberam elogios da diretora geral do HC, Heda Barska dos Santos Amarante, e do reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, que lembrou do empenho do ex-diretor do HC e atual coordenador dos Hospitais Universitários da UFPR, Giovanni Loddo.

BENEFÍCIOS – Como o foco do serviço de saúde sempre é no cliente, nessa situação não foi diferente, o principal beneficiado com as reformas foi o paciente e seus familiares, que ficarão melhores acomodados, com mais conforto e menos expostos a riscos de infecções. A presença de um familiar, principalmente da mãe, segundo a Enfermeira Janete Barichelo, tranquiliza as crianças e aumenta a resposta ao tratamento. “Quando é possível ter acompanhante, diminui o tempo de internação, diminui o estresse e a depressão e melhora até os sinais vitais”, concluiu ela.

Além de uma ampla reforma na Clínica Pediátrica, foram construídos banheiros com chuveiros, as condições anteriores à reforma eram bastante precárias. Foi separada a Clínica da Hemopediatria (que recebe crianças para tratamento de leucemia), o que possibilita a melhora do atendimento e maior segurança. Além disso, a sala de aula, destinada a escolarização das crianças internadas, foi retirada de dentro da Clínica, o que diminuiu o barulho e também melhorou as condições para o ensino das crianças. Essa Clínica atende, principalmente, crianças com leucemia, cirurgia cardíaca,

pré e pós-operatório, pneumologia (fibrose cística), neurologia,

dermatologia, gastroenterologia, transplante hepático e endocrinologia.

Na UTI Pediátrica, por sua vez, a grande melhoria foi em relação à infraestrutura da Unidade, o que aumentou as condições de trabalho da equipe e o atendimento como um todo. Ela conta com 10 leitos, entre Terapia Intensiva e Unidade de Médio Risco. Porém, quatro destes leitos não estão sendo utilizados devido à falta de funcionários.

Reitor Zaki Akel visita a UTI pediiátrica depois da solenidade
Foto: Leonardo Bettinelli