Universidades do Paraná e do Paraguai querem contribuir com a integração regional

Deste modo, as universidades pretendem contribuir para o processo de integração da região, através de parcerias no ensino superior, na pesquisa e na extensão. Sete universidades paranaenses, entre elas a UFPR, e dez paraguaias participaram do encontro. ‘Do lado de lá, há uma clara vontade de aproximação, até pelo Brasil estar mais avançado na área. E nós também temos interesse, até por uma questão linguística, e também para ajudarmos nossos vizinhos a avançar’, disse o assessor das Relações Internacionais da UFPR, Carlos de Mesquita Siqueira, que participou da reunião junto com o reitor Zaki Akel Sobrinho.

Durante o encontro, a UFPR e as universidades paraguaias de Assunção e do Leste estenderam seus acordos de colaboração. Atualmente, com um convênio firmado através da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), as duas universidades paraguaias disponibilizavam duas vagas por semestre para intercâmbio, enquanto a UFPR fornecia quatro, a fim de atender as duas instituições. Com o novo acordo o número subirá para duas vagas por curso (quatro, no caso da UFPR), a partir de 2011, expandindo substancialmente a parceria entre as três universidades.

Fora isso, as universidades também devem anunciar em breve o intercâmbio entre o corpo docente, além de explorar outros campos. No dia 20, por exemplo, a UFPR assinou com a universidade de Assunção um acordo para iniciar a discussão e o desenvolvimento de projetos conjuntos.

Siqueira destaca que a reunião também abriu caminho para que outras frentes de colaboração sejam abertas. ‘Até o momento, a UFPR se relacionava com essas duas instituições. Mas, durante o encontro, mantivemos contatos com outras instituições do Paraguai, o que abre possibilidades para o futuro’, prevê. ‘Para tanto, convidamos a comunidade da UFPR a buscar instituições parceiras e a definir temas prioritários para desenvolvimento naquele país’, conclui.

Na reunião de reitores do Paraná e do Paraguai, UFPR expandiu acordos de intercâmbio

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário), sob orientação de Fernando César Oliveira