Universidade deve receber R$ 247,9 milhões através do Reuni até 2012

Ao longo dos cinco anos de implantação do Reuni, até 2012, a UFPR prevê receber do Ministério da Educação recursos da ordem de R$ 247,9 milhões através do programa.

Desse total projetado, R$ 189,6 milhões são verbas de custeio, e outros R$ 58,3 milhões, investimentos.

As verbas de custeio se dividem em despesas com pessoal (R$ 67,8 milhões), para a contratação de professores e servidores técnico-administrativos, e em despesas com a concessão de diferentes tipos de bolsas (R$ 72,8 milhões), para assistência estudantil, mestrado, doutorado, pós-doutorado e professor visitante.

Quanto aos investimentos, a maioria dos gastos será em edificações (R$ 25,6 milhões) e na aquisição de equipamentos (R$ 22,8 milhões). Outros R$ 9,9 milhões serão investidos em infraestrutura.

A previsão é de que em 2012 a UFPR ofereça em seu vestibular 5,7 mil vagas anuais, duas mil delas (36%) em cursos noturnos.

A ampliação das vagas será através da criação de cursos novos e da ampliação de vagas em cursos já existentes.

Contratações

O plano de contratação da UFPR por meio de verbas do Reuni prevê o ingresso de 235 professores e de 396 servidores técnico-administrativos, o que totaliza 631 novos postos de trabalho.

As contratações devem ocorrer de acordo com a quantidade de ingresso de novos alunos.

O plano prevê que a maioria dos professores contratados tenham nível de doutorado, e os demais, de mestrado. Todos serão efetivados no regime de dedicação exclusiva. No caso dos técnicos administrativos, ao menos 20% terão nível superior.

Entre janeiro de 2008 e fevereiro deste ano, conforme dados da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, a UFPR contratou 276 professores efetivos e 200 servidores técnico-administrativos. Parte dessas contratações é relativa ao Reuni.

Obras

Entre as obras realizadas com recursos do Reuni estão o término da construção do bloco didático para os cursos de Enfermagem e Terapia Ocupacional, salas de aula e laboratórios em Palotina e a ampliação de espaços didáticos no Centro Politécnico, para os setores de Tecnologia, Ciências Exatas, Ciências da Terra e Ciências Biológicas.

Os recursos do programa também serão utilizados para a reforma e adaptação do prédio da extinta Rede Ferroviária Federal, localizado na esquina das Ruas João Negrão e Sete de Setembro, no Centro de Curitiba.

O prédio teve seu Termo de Cessão para a universidade assinado em julho de 2008.

Caberá ao Conselho Universitário da instituição definir quais setores e cursos serão transferidos para o local, a partir de estudo técnico do plano diretor.

A universidade estima que serão necessários cerca de R$ 13 milhões para as obras de reforma e restauração do edifício.

Prédio da extinta Rede Ferroviária Federal, cedido à UFPR
Foto: Izabel Liviski / Notícias da UFPR

Edifício que abrigará os cursos de Terapia Ocupacional e Enfermagem, no campus Jardim Botânico
Foto: Coordenação Reuni / Notícias da UFPR