Professoras da UFPR recebem prêmio “Mulheres Paranaenses”

Professoras Maria Amélia Sabbag Zainko e Ligia Regina Klein - Fotos UFPR e Uniamérica

Duas professoras da UFPR serão homenageadas no próximo dia 20, às 19 horas nas Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil), durante a solenidade que marca o dia da mulher e encerra o projeto Mulheres Paranaenses. As professoras Maria Amélia Sabbag Zainko e Ligia Regina Klein foram indicadas pelo trabalho que desenvolvem e pelo impacto social das suas ações.

Maria Amélia é doutora em educação e referência em processos de educação como formas de emancipação humana. Como professora universitária, dedicou-se ao desenvolvimento de projetos que aproximam a universidade da vida da comunidade e para que o acesso à educação superior seja um direito humano e social de todos os cidadãos. Como pesquisadora e administradora universitária na UFPR, desenvolve pesquisas sobre avaliação institucional, gestão e formação inicial e continuada de professores, socializando os resultados por meio de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais.

A professora Ligia Regina Klein é autora de vários livros na área de educação. Aos 12 anos de idade dava as primeiras aulas no antigo Mobral e mais tarde passou a lecionar no primário, já como professora da Rede Estadual de Ensino e depois na Escola Normal e Normal Regional, destinadas à formação de professores. Foi Secretária de Educação de Laranjeiras do Sul, coordenou o projeto de Constituinte Escolar Estadual e autora da proposta de Alfabetização do Estado do Paraná e do Estado de Santa Catarina.

Reprodução de informações da Assessoria de Imprensa da Unibrasil