UFPR vence 9 das 11 categorias do Festival de Minifoguetes e bate 5 recordes brasileiros

Participantes do Festival de Minifoguetes 2015

O primeiro lugar em nove das 11 categorias que participaram e a quebra de cinco recordes brasileiros de minifoguetes. Este foi o resultado conquistado pelas cinco equipes da UFPR, no Festival de Minifoguetes de Curitiba 2015. O evento contou com a participação de dois grupos independentes (BVM e CEGAPA) e de 17 equipes de 10 universidades de seis estados brasileiros (Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná).

2º Festival de Minifoguetes.

Segundo o coordenador do evento e do Grupo Carl Sagan da UFPR, professor Carlos Henrique Marchi, esta foi a 2ª edição do Festival, que é inédito no Brasil. No período de 18 a 20 do mês passado foram lançados no ar nada menos que 67 foguetes, comemora o docente. Para que a UFPR conquistasse esses expressivos resultados, explica o docente, os 20 alunos das cinco equipes da UFPR montaram 66 minifoguetes. Deste total, 41 foram testados antes do evento e 17 foram lançados no ar durante o Festival 2015.

No Centro Politécnico da UFPR (Bairro Jardim das Américas) foram lançados foguetes inscritos em cinco categorias. Neste local, os participantes também puderam visitar exposição de minifoguetes e assistir palestras. A Fazenda Canguiri da UFPR, localizadas em Pinhais, foi palco do lançamento de minifoguetes de outras sete categorias.

A orientação das cinco equipes da UFPR foi feita pelo coordenador da Carl Sagan Carlos Marchi, com colaboração do professor Luciano Kiyoshi Araki, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica. As equipes foram compostas pelos alunos Diego Fernando Moro (líder), Tobias Pinheiro Queluz, Rafael Darriba Eurich, Lia Doubrawa, Sofia Mariana Bozz Ferla, Larissa Ribas dos Santos, John Rhodel Miranda Bartolome, Guilherme Capristo Fuzizaki, Antônio Carlos Foltran (líder), Felipe Allan Seguro, Jeovan Cezare Correia, Izabel Cecília Ferreira de Souza Vicentin, Nicholas Dicati Pereira da Silva (líder), Felipe Augusto Schwarzbach Caron, Lucas Schlossmacher, Ruan Henrique Colombo, Diego Fernando Moro (líder), Heitor Yuddi Ginar Ouchi, Gustavo Padovany da Silva e João Guilherme Motta.

Participantes do evento.