UFPR inicia nesta terça-feira(14) debate sobre o clima da Terra

Manifestações realizadas em vários países em defesa do meio ambiente. Foto: Reprodução
Tem início nesta terça-feira (14) e prossegue até sexta-feira(17) três eventos simultâneos que terão como tema o clima da Terra. Pesquisadores da área de nove países apresentarão estudos, no auditório I da FIEP (Av. Comendador Franco 1341, Jardim Botânico), sobre os temas: Climatologia tropical: estudos e perspectivas; Climatologia aplicada: clima urbano, agroclimatologia, saúde, etc; Riscos, vulnerabilidades e resiliência associados ao clima; Teoria e metodologia dos estudos do clima: mudanças e perspectivas; Modelagem quantitativa e qualitativa em climatologia; e Ensino de climatologia.

Através desses seis eixos de discussão, explica o professor do Departamento de Geografia da UFPR, Francisco Mendonça, “debatermos as mudanças climáticas globais, assunto esse de primeira ordem da pauta científica, econômica, cultural e política da contemporaneidade”. A ideia é, destaca ele, que também coordena os eventos, é colocar em evidência as mais recentes construções teóricas e conhecimentos acerca da temática.

Pesquisadores de 9 países

O clima – tema da Cúpula da ONU realizada agora em setembro, em New York – também terá a contribuição não apenas de pesquisadores, mas também, de docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais da área de vários estados brasileiros e de países como Irlanda, Benin (África), França, Chile, Estados Unidos, Portugal, Argentina e México.

Os eventos – XI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG), do V Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos (SIMPEC) e da reunião da Comissão de Climatologia da União Geográfica Internacional (CoC-UGI) – serão abertos às 16 horas, no auditório I da Fiep, com conferência dos estudiosos Michel Boko, da Universidade de Aboumey (Benin); Gerald Mills, presidente da Associação Internacional de Clima Urbano, (Irlanda); e Francisco Mendonça, do Departamento de Geografia da UFPR.

O professor Wilson Flávio Roseghini, que também está na organização geral dos eventos, ressalta que além das conferências, diversas outras modalidades de discussão são ofertadas aos participantes: minicursos; apresentação de comunicações orais via pôster e painel; fóruns, e mesas redondas. Em todos esses momentos, explica o professor Francisco, a temática central será A íntegra completa da programação dos eventos pode ser visualizada em http://www.abclima.ggf.br/sbcg2014/prog.php

Jornalista Celsina Favorito