UFPR terá três atletas de Luta Olímpica no PAN

Para o atleta da Equipe de Lutas da UFPR, Fábio Cunha, participar dos Jogos Pan-americanos é realizar um sonho. “Por acontecerem no Brasil, os jogos deste ano são ainda mais importantes e disputar a competição é realizar um sonho”, declara Cunha, pentacampeão brasileiro de luta olímpica no estilo greco-romano: quatro vezes na categoria até 60 quilos e uma vez na categoria até 55 quilos.

Mesmo classificada como reserva da seleção brasileira de luta olímpica, a estudante de mestrado em sociologia do esporte do departamento de educação física da UFPR, Keila Calaça, atribui muita importância aos jogos. “Para mim, os Jogos Pan-americanos são mais importantes do que a Copa do Mundo porque reúnem vários esportes e países das Américas”, afirma Keila. “Só por estar lá já me sinto realizada”, completa. A atleta acredita que a classificação dos integrantes da equipe de lutas da UFPR para o Pan vai contribuir para a disseminação do esporte no país. “Hoje o esporte é mais conhecido no Brasil, mas antes a luta olímpica era conhecida como o ‘esporte do Zulu’ e, se conquistarmos medalhas neste Pan, vamos colaborar para a disseminação do esporte no país”, finaliza.

Já Marcelo Gomes, o “Zulu”, nove vezes campeão brasileiro de luta olímpica no estilo greco-romano (quatro vezes na categoria até 74 quilos e cinco vezes na categoria até 84 quilos) e integrante mais famoso do trio classificado para o Pan, acredita estar no auge da carreira. “Estou no ponto mais importante da minha carreira e o Pan é a competição de maior responsabilidade que vou disputar”, afirma Zulu, que junto aos outros classificados da equipe de lutas da UFPR para os Jogos, Fábio Cunha e Keila Calaça, também ensina luta para crianças e adolescentes do Projeto Gralha Azul – um projeto social da universidade em parceria com o instituto Ayrton Senna. “Se conseguimos chegar à condição de disputar medalhas nos Jogos Pan-americanos é graças aos anos de trabalho sério nosso e dos profissionais da UFPR”, finaliza.

Neste ano, as disputas das competições dos Jogos Pan-americanos acontecem na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 29 de julho. A estréia dos integrantes da Equipe de Lutas da UFPR, Fábio Cunha e Zulu, está marcada para o dia 24 no Pavilhão 4A do Complexo Esportivo Riocentro.

FALTA DE PATROCÍNIO – Por falta de apoio financeiro, os integrantes da Equipe de Luta Olímpica da UFPR – Marcelo Gomes, Fábio Cunha e Keila Calaça, podem não participar dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. É o que afirma o coordenador da equipe, Sérgio dos Santos. “Para conseguirmos classificação às Olimpíadas de Pequim 2008 precisamos de dinheiro, porque precisamos nos manter nas eliminatórias que contam com mais de 100 países concorrentes e apenas 20 vagas”, diz Santos, que além de coordenar a equipe de luta é professor do departamento de educação física da UFPR. “É uma pena. Temos dois atletas de ponta (Marcelo Gomes e Fábio Cunha) e com totais chances de subir ao pódio”, completa.

A seleção brasileira de luta olímpica que representará o Brasil nos Jogos Pan-amerIcanos Rio 2007 é composta por 18 atletas, sendo sete no estilo greco-romano, sete no estilo livre e quatro na luta feminina. No estilo greco-romano o Paraná é o segundo estado que mais fornece atletas para a seleção, com dois competidores (só perde para o Rio de Janeiro, com três). “Vamos para os Jogos Pan-americanos de qualquer maneira, com ou sem dinheiro”, afirma. O professor Sérgio dos Santos, diz ainda, que a Equipe de Luta Olímpica da UFPR conta com uma ajuda de custo da Caixa Econômica Federal, mas o dinheiro para as disputas do Pan Trials (as eliminatórias dos Jogos Pan-americanos), por exemplo, saiu do bolso dos próprios integrantes da equipe. “Só a sensação de representar o país nos Jogos Pan-americanos ou nas Olimpíadas já me leva às lágrimas, porque sei o quanto é difícil o Brasil chegar ao pódio quando se trata de luta olímpica”, se emociona Santos, que já foi técnico da seleção brasileira de luta olímpica nos Jogos Pan-americanos de Havana (Cuba), em 1991.

Quem tiver interesse em ajudar a Equipe de Lutas da UFPR pode entrar em contato com o coordenador da equipe, Sérgio dos Santos, nos seguintes telefones: 3367-3342 / 3360-4325 / 9162-2317 ou pelo e-mail: ub_santos@yahoo.com

Fábio Cunha derruba o adversário em uma das eliminatórias para o PAN
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Alisson Castro e Letícia Hoshiguti