UFPR tem projeto aprovado pela Capes para cooperação com a Argentina

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado de programas de cooperação internacional com a Argentina. No total, foram aprovados 18 projetos, entre Ciências Humanas, Ciências da Saúde e outras áreas do conhecimento. Da UFPR, foi aprovado um projeto coordenado pela professora Graciela Ines Bolzon de Muniz, do Departamento de Engenharia Florestal, em parceria com os Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina (CAFP). O tema do projeto é “Educação Florestal para o equilíbrio vital”.

Os benefícios incluem passagens aéreas internacionais, diárias para missões de trabalho, bolsas e passagens para missão de estudos. Cada projeto terá a duração de dois anos podendo ser prorrogado por até mais dois. A iniciativa é fruto da parceria entre a Capes e a Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitária (Coneau).

O CAFP estimula a parceria acadêmica entre os dois países, bem como o reforço recíproco das atividades acadêmicas e da formação pós-graduada, enfatizando o intercâmbio de docentes e alunos de pós-graduação. Destina-se às instituições de ensino superior argentinas e brasileiras que possuem cursos de pós-graduação recomendados pela Capes e Coneau.

Fonte: Simone Meirelles