UFPR tem 1.500 vagas para o SISU

Estudantes de todo o país que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever até sexta-feira(10) a uma das 1.596 vagas em 93 cursos ofertadas pela UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Ministério da Educação (www.mec.gov.br).

Neste ano, 26,18% das vagas dos cursos de graduação oferecidos pela UFPR serão preenchidas por meio do sistema unificado. Em 2013, foram 10%. Cursos que no vestibular dependem de provas de habilidades específicas (Arquitetura e Urbanismo, Design e Música) ou da chamada terceira fase (Estatística, Matemática e Matemática Industrial) estão excluídos do processo de seleção pelo Sisu. Para Medicina, por exemplo, há 35 vagas.

Os novos cursos de graduação que começam a funcionar em 2014 só vão receber estudantes pelo Sisu. É o caso do Campus de Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, que a partir do mês que vem começa a ministrar os cursos de Ciências Exatas, Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos e Engenharia Agrícola, com 50 vagas cada um. Em Curitiba o novo curso também com 50 vagas é Fisioterapia e no Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná, foi criado o curso de Ciências Exatas com mais 50 vagas. Há ainda 210 vagas em Palotina nos cursos de Ciências Exatas, Engenharia de Aquicultura e Computação.

O Sisu ficará disponível para inscrição das 6h às 23h59min de cada dia de inscrição e não haverá cobrança de taxa para participação no processo. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro no site do MEC. Entre os dias 17 e 21 de janeiro serão realizadas as matrículas para os classificados em 1ª chamada, obedecendo aos horários disponibilizados no edital 11/2013 (http://nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2014/sisu/documentos/edital112013.pdf).

Caso tenha feito também o processo seletivo da UFPR e tenha sido aprovado, o candidato que também foi selecionado pelo Sisu, deverá optar no momento do registro acadêmico e efetuar o respectivo registro na data estipulada. A segunda chamada do processo pelo Sisu será divulgada no dia 27 de janeiro.

Mais informações podem ser obtidas no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).