UFPR tem dois novos projetos em programa de excelência

Dois novos projetos de pesquisa da UFPR acabam de ser incluídos no Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex). Tanto a pesquisa do Departamento de Química, na área de nanoquímica e nanomateriais, quanto à do Departamento de Física, sobre óxidos magnéticos, multiferróicos e supercondutores avançados, são estudos com duração prevista para cinco anos, que envolvem diversos professores e alunos de graduação e pós-graduação.

Além dos recursos do CNPq, as pesquisas também contarão com investimentos da Fundação Araucária. O Pronex é um instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico, através do apoio continuado a grupos que tenham liderança e papel nucleador em seu setor de atuação.

Coordenada pelo professor Aldo José Gorgatti Zarbin, a pesquisa sobre nanoquímica, por exemplo, tem as universidades estaduais de Londrina, Ponta Grossa e Guarapuava, e a UTFPR como parceiras, ao todo, são 17 professores envolvidos. De acordo com o professor Aldo, a consolidação deste núcleo de pesquisa, com os recursos do Pronex, possibilitará à UFPR se tornar uma referência na área de nanociência e nanotecnologia, com desdobramentos científicos e tecnológicos que devem gerar investigações inéditas. Os recursos recebidos apenas pelo projeto do Departamento de Química serão de quase R$ 800 mil.

Esse é também o valor do outro projeto contemplado pelo Pronex, o que permitirá a criação da Rede Interinstitucional de Fabricação e Caracterização de materiais nanoestruturados e massivos de óxidos magnéticos multiferróicos e supercondutores. Será um grande avanço na área destaca o professor Dante Homero Mosca Júnior, coordenador da pesquisa. O estudo envolverá 19 pesquisadores da UFPR, UEM, UEL, UEPG, UTFPR e Unicentro.

Supercondutores
Foto: arquivo Google