UFPR suspende aulas até 10 de agosto; vestibular terá novo período de inscrição

Conforme o reitor Zaki Akel Sobrinho, a decisão foi motivada pelo aumento do número de casos de gripe A (H1N1) entre adultos jovens na Região Metropolitana de Curitiba. A suspensão abrange todas as unidades da UFPR, na capital e nas cidades de Palotina, Matinhos e Pontal do Paraná.

‘A suspensão é uma medida preventiva, de cautela, diante do agravamento e do aumento do número de casos da nova gripe’, afirmou o reitor, durante entrevista coletiva. ‘Na próxima semana, a suspensão será reavaliada e pode eventualmente até ser estendida.’

Em princípio, as atividades administrativas serão mantidas, inclusive o atendimento dos restaurantes universitários. Até a próxima segunda-feira (3/8), a direção da UFPR deve estudar os casos específicos de unidades onde há um fluxo razoável de pessoas, como as bibliotecas, por exemplo. ‘Provavelmente todas as atividades que envolvam algum tipo de aglomeração serão suspensas’, prevê Zaki.

Desde o último dia 22 de julho, uma comissão criada pela universidade está encarregada de monitorar os dados epidemiológicos relativos à gripe. A comissão está distribuindo materiais impressos à comunidade acadêmica com orientações sobre o vírus.

Entre as orientações está procurar atendimento médico no caso de perceber algum dos seguintes sintomas: febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza.

Feira e vestibular

A decisão de suspender as aulas provocou o adiamento da sétima edição da feira ‘UFPR Cursos e Profissões’. Inicialmente previsto para os dias 14 a 16 de agosto, o evento foi transferido para os dias 11 a 13 de setembro.

O adiamento da feira, por sua vez, provocará uma alteração no período de inscrição do vestibular deste ano da universidade. Serão postergados tanto o início do período, que se daria no último dia da feira, quanto o de término, originalmente previsto para 14 de setembro.

O novo prazo de inscrições deve permitir aos candidatos que visitarem a feira algumas semanas para efetuar as inscrições com tranquilidade.

O edital do processo seletivo deve ser publicado pelo Núcleo de Concursos na próxima semana. A antecedência mínima entre a publicação do edital e o início das inscrições é de 15 dias.

‘Vamos divulgar em breve o novo período de inscrições, mas as datas das provas estão mantidas’, afirmou a pró-reitora Maria Amélia Sabbag Zainko (Graduação).

As provas da primeira fase estão previstas para 15 de novembro. As da segunda fase, para os dias 6 e 7 de dezembro.

Pacientes no HC

Presente à entrevista coletiva, a diretora do Hospital de Clínicas da UFPR, Heda Amarante, informou que 42 pacientes com suspeita de gripe A estão no HC, nas áreas de pronto-atendimento e nas unidades de terapia intensiva, semi-intensiva e de isolamento.

Entre os pacientes estão seis crianças e uma mulher grávida de 21 anos de idade que perdeu o bebê com 33 semanas de gestação. Até o momento, o HC registra oito óbitos cuja causa pode estar vinculada à nova gripe.

‘Nesse momento temos 13 pacientes com suspeita de gripe A (H1N1) em nossa UTI’, informou Heda. ‘Recebemos nesta semana cinco novos equipamentos completos de UTI e podemos expandir esse atendimento específico para outros leitos do hospital.’

A diretora do HC disse ainda que espera a cooperação de outros hospitais públicos e credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento de pacientes graves com outras doenças.

‘É importante frisar que, na condição de hospital terciário, não somos a porta de entrada para os casos suspeitos da nova gripe, atendemos apenas os pacientes encaminhados pelo sistema’, observa Heda. ‘Os pacientes de outras patologias podem comparecer normalmente às consultas agendadas ou, se preferirem, também podem remarcá-las.’

O reitor Zaki Akel Sobrinho, ao lado do vice-reitor Rogério Mulinari e da diretora-geral do HC
Foto: Manuela Salazar

Entrevista coletiva sobre a suspensão das aulas, na Sala dos Conselhos da universidade