UFPR sela acordo de duplo diploma com instituição francesa

Com o acordo, os estudantes do curso de Engenharia Industrial Madeireira da

UFPR que forem selecionados, após três anos de curso na UFPR, poderão cursar dois anos e meio na França, e receber o diploma de ambas as instituições.

Da mesma forma, os estudantes franceses que tenham cursado três anos poderão fazer mais dois anos e meio na UFPR, e receberão os dois diplomas.

Estes estudantes poderão exercer sua profissão em ambos os países, sem passar pelo longo e penoso processo de reconhecimento de diplomas estrangeiros.

Conforme o assessor de Relações Internacionais da UFPR, Antonio Carlos

Gondim, o acordo é resultado de um processo de intercâmbio de estudantes desenvolvido pelas duas instituições ao longo dos últimos anos. O intercâmbio contou com apoio do Programa Brafiagri, que fornece bolsas para

intercâmbio entre universidades brasileiras e francesas.

‘Houve um esforço dos professores do curso de Engenharia Industrial Madeireira para compatibilizar e equiparar os currículos’, observa Gondim.

Após a assinatura do acordo, o assessor de Relações Internacionais da UFPR se reuniu com a coordenadora de Cooperação Internacional, professora Violeta

Bajenaru, da Escola Superior da Madeira de Nantes, e com a professora Ghislaine Bonduelle, atual coordenadora por parte da UFPR do acordo de cooperação com aquela instituição, com vistas a aprimorar o processo de intercâmbio existente.

A reitora em exercício Márcia Helena Mendonça, durante assinatura do acordo
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Fernando César Oliveira (com informações da Assessoria de Relações Internacionais)