UFPR sedia Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão

É o XXIV Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, que de 3 a 5 de junho, no Teatro da Reitoria, estarão debatendo ações, trocando experiências e idéias relacionadas às atividades extensionistas em desenvolvimento em todas as regiões do País. A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça, com destaque para a conferência da professora Jaqueline Moll, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do MEC.

Jaqueline expôs que a área de extensão tem que deixar de ser o “primo pobre” nas universidades, defendendo que o setor também tenha sistema de bolsas, a exemplo de outras áreas, como a de iniciação científica. “Por que não temos a bolsa extensão? Precisamos de linhas próprias de fomento”, questionou, apontando para a necessidade de criação de um sistema de bolsas de extensão que sistematize informações e linhas de ação, que dialogue com as áreas de Pesquisa e Extensão. Ela disse que essa questão está amadurecendo e que o debate sobre o assunto está avançado no Ministério da Educação.

Organizado pela PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, o XXIV Encontro prioriza nesses três dias de debates diversos temas importantes para o avanço da área da extensão nas instituições, como a questão dos indicadores qualitativos e quantitativos da extensão universitária; a extensão universitária e o compromisso social, o papel dos agentes fomentadores; as parcerias das universidades com os estados e os municípios.

A solenidade contou com a presença da reitora em exercício da UFPR Márcia Helena Mendonça que lembrou dos tempos da sua atuação no antigo Projeto Rondon e do quanto as atividades de extensão sempre fizeram parte do seu cotidiano como professora. Márcia comentou que a extensão é fundamental para integrar quatro elementos: professores, técnicos, estudantes e a comunidade, que é a razão de ser da universidade. “Nenhuma outra atividade integra de forma harmônica e produtiva esses quatro elementos”, expôs Márcia, mencionando que a extensão é uma ponte permanente, de mão-dupla, de difusão de novos conhecimentos, como os da realidade. Para a vice-reitora, o grande desafio é materializar a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

A pró-reitora Sandra Kirchner Guimarães destacou a importância de se aprofundar a discussão sobre as experiências extensionistas no âmbito das várias instituições presentes. Para ela, encontros como esse ajudam a repensar a extensão como espaço privilegiado de produção do conhecimento e transformação social. A pró-reitora lançou no evento o livro “Extensão em Foco”, publicação que foi idealizada para divulgar as ações extensionistas com artigos originais e relatos inéditos de extensão e resenhas de livros e dossiês temáticos. A primeira edição trata de Direitos Humanos e a próxima será sobre Cultura. Sandra adiantou que para a terceira edição um edital de chamada pública será divulgado e o objetivo é contemplar outras áreas de extensão.

Mesa de Abertura do XXIV FORPROEX

XXIV FORPROEX, no Teatro da Reitoria