UFPR sedia discussão interdisciplinar de Direitos Humanos

Nesta sexta-feira (18) está sendo realizado o Fórum Paranaense de Educação em Direitos Humanos, no salão de videoconferência do Prédio Histórico da UFPR. Com duas mesas temáticas, o evento busca implementar o debate em torno dos direitos humanos na universidade.

A primeira mesa, realizada às 9h, teve como tema ‘Universidade e Direitos Humanos: o estado da arte’. A professora de Antropologia da USP e presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos, Ensino e Pós-Graduação (Andhep), Ana Lúcia Pastore, afirma que este encontro é fundamental para divulgar o estado atual da discussão, pois a categoria que defende os direitos humanos é muito estereotipada e as pessoas conhecem vagamente os estudos.

‘A universidade é um espaço importante para enriquecer o assunto, pois existem muitos outros pontos a serem falados’, aponta. Ana Lúcia ainda destacou o trabalho realizado pela Andhep, que foi criada 2002 e difunde a situação dos direitos humanos no Brasil.

Para ela, o tema direitos humanos deve ser acolhido em todos os cursos universitários, tornando a discussão interdisciplinar. ‘Deve-se trazer interlocutores de fora, como representantes de movimentos sociais, ONGs e militantes para participarem de debates’. Ana Lúcia acredita que, desta forma, tanto os acadêmicos quanto os envolvidos podem tornar a fala mais universal.

A mesa também contou com a participação do professor de Direito da UFPR, Leandro Franklin e da diretora do Setor de Educação, Andrea Caldas. A segunda mesa – ‘Universidade e Direitos Humanos: desafios para a Educação Superior’ está prevista para às 19h e terá a participação do professor de Ciências Sociais da UFPR Pedro Bodê e também da vice-coordenadora de Direito da UFPR, Vera Karam

Fonte: Ana Cláudia Cichon, sob orientação de Ana Paula Moraes