UFPR reuniu juristas e historiadores de todo o Brasil

António Hespanha, primeiro da direita para a esquerda e dirigentes da UFPR. Foto: Leonardo Bettinelli

Reverência. Esta foi a postura de juristas e historiadores de diversas universidades brasileiras, diante de António Manoel Hespanha, professor visitante do Setor de Ciências Jurídicas, durante abertura do colóquio “Semeando Saberes em Além Mar”, promovido em sua homenagem, realizado no último dia 19.

A pró-reitora de Graduação, Maria Amélia Sabbag Zainko, declarou,  no salão nobre do Setor de Jurídicas, que a grande homenageada do dia era a UFPR, por ter entre seus professores visitantes/convidados, um intelectual com as qualidades de Hespanha.

Dono de um curriculum invejável, construído ao longo dos 40 anos que se dedica à vida universitária nas funções de docente, pesquisador, autor de 23 livros e tradutor – António Hespanha recebeu homenagens não apenas por sua atuação na vida acadêmica, mas, também, pelo espírito aberto, investigativo.

O professor Ricardo Marcelo Fonseca, diretor do Setor de Ciências Jurídicas e organizador do evento, fez a abertura do colóquio, juntamente com o coordenador de pós-graduação em Direito, professor Luiz Fernando Alves Pereira, e na sequência abriu os trabalhos das mesas redondas.

Foto: Leonardo Bettinelli

A primeira, que teve como tema “A crítica e a teoria”, foi presidida pelo docente da UFPR Luiz Edson Facchin, e teve como palestrantes os professores Francisco Amaral e Antonio Carlos Wolkmer, das universidades federais do Rio de Janeiro e Santa Catarina, respectivamente.

“A teoria do direito e as ferramentas de um historiador”, foi o tema da segunda mesa, presidida pelo professor da UFPR Sergio Said Staut Junior. Participaram desta discussão os docentes Claudia Roesler, da Universidade de Brasília; e Gustavo Siqueira, da Federal do Rio de Janeiro.

A terceira e última mesa redonda abordou a temática “Novas leituras para o antigo regime”. O professor da UFPR Luís Fernando Lopes Pereira presidiu o debate, que contou com as participações dos docentes Filomena Coelho e José Otávio Nogueira Guimarães, ambos da Universidade de Brasília; Pedro Puntoni, da Universidade de São Paulo; e Airton Seelaender, da Federal de Santa Catarina.

Foto: Leonardo Bettinelli

Além de mesas redondas, integrou a programação do evento, uma sessão solene do Conselho Universitário da UFPR, realizada às 19 horas, para concessão do título de doutor “honoris causa” ao professor português António Manuel Hespanha, que é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, e que dá nome ao colóquio.

A programação de amanhã(20) do evento é a seguinte:

9 horas – Mesa 4 – Os albores do Império: Justiça e codificação
Preside: Sidnei Machado (UFPR)
Arno Wehling (IHGB) “A constitucionalização da justiça – a experiência da Constituinte de 1823”
Monica Dantas (IEB-USP) “Da Luisiania para o império: codificação no liberalismo monárquico brasileiro”

9:45 – Mesa 5 – O Direito e a política na Era Liberal
Preside: André Peixoto de Souza (UFPR)
Ana Lucia Sabadell (UFRJ) – “A contribuição de António Manuel Hespanha para a moderna história do direito em Portugal e no Brasil”
Christian Lynch (IESP-UERJ) – “O império da moderação: agentes de recepção do pensamento político europeu e construção da hegemonia ideológica do liberalismo moderado no Brasil”
Arno Dal Ri Junior (UFSC) – “Debates doutrinários na construção da ciência do direito internacional no liberalismo oitocentista”

11horas – Mesa 6 – Constitucionalismo e história
Preside: Vera Karam de Chueiri (UFPR)