UFPR quer estar entre as cinco melhores na pesquisa

De 38% de doutores há 10 anos, a UFPR passou para 62% em 2008 e agora persegue a meta de chegar a 80% até 2.013. Hoje há 1.626 docentes. “Para cada novo doutor é uma pesquisa que começa”, destacou a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Consuelo Andrade Marques. Além de investir na titulação dos professores, outra decisão que está ajudando a aumentar o quadro de doutores é a de exigir nos concursos públicos a participação de profissionais com o título e com trabalhos publicados.

De acordo com a Pró-Reitora, o Plano Institucional de Pesquisa aprovado em 2004 e atualizado dois anos depois ajudou a melhorar não só a produtividade como a qualidade da pesquisa. Um dos pontos mais importantes é a integração entre as áreas de estudos e o compartilhamento da infra-estrutura – laboratórios e material de pesquisa. Recursos do CT-INFRA – Fundo Setorial de Infra-Estrutura – que este ano passam de R$ 4 milhões, têm permitido a modernização dos equipamentos e das condições para a pesquisa. Nos últimos sete anos foram R$ 16 milhões aplicados em reformas e ampliação de laboratórios, novas obras, melhoria das bibliotecas, da rede de informática e expansão dos Campi.

Já são 336 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq , que envolvem 868 professores. No ano passado a produção destas equipes permitiu a publicação de 623 artigos científicos em revistas de circulação internacional. E para 2008 esperamos “uma produção bem maior”, destaca a Pró-Reitora. As áreas prioritárias hoje são Materiais; Tecnologia Agroindustrial e de Agronegócios; Biodiversidade e Genômica Estrutural e Funcional; Sociedade e Cultura; Modelagem e Computação Científica; Saúde; Meio Ambiente e Desenvolvimento. Há ainda outras três que são denomina das de ações transversas porque oferecem subsídios para as demais, explica a Pro-Reitora. São: Rede de Transmissão de Dados; Centro de Microscopia Eletrônica e Sistema Integrado de Bibliotecas.

NOVOS CURSOS – E para crescer no campo da pesquisa, a UFPR aguarda a liberação por parte da CAPES – dos pedidos encaminhados para implantar no próximo ano seis cursos de doutorado em (Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental; Engenharia Elétrica; Microbiologia, Parasitologia e Patologia Básica; Medicina Veterinária;Informática e Bioinformática) Em nível de Mestrado são quatro novos cursos ( em Odontologia; Bioinformática; Psicologia e Ciência Política.) Esses irão se somar aos 50 programas de Pós-Graduação “Stricto Senso” já existentes, que em 2007 formaram 725 mestres e 187 doutores, de acordo com a coordenadora de Pós-Graduação, Maria Lúcia Masson.

Outro indicativo de aprimoramento técnico-científico da UFPR tem sido o registro da propriedade intelectual, que em cinco anos, tem 49 patentes de invenção depositadas e 16 em processo de depósito. Há seis registros de marcas concedidas e duas aguardando liberação. Além disto, a UFPR conta com o Portal de Relacionamento que dá visibilidade as Patentes e Marcas depositadas pela Instituição e está em análise no Conselho Superior a criação da Agência e Inovação Tecnológica da UFPR.

Alunos no laboratório de Bioprocessos.
Foto: Izabel Liviski

Fonte: ACS