Seminário sobre as obras da Copa de 2014 em Curitiba é realizado na UFPR

Professora Olga Firkowski, coordenadora do Observatório das Metrópoles de Curitiba. Foto: Marcos Solivan

Os impactos da Copa do Mundo em Curitiba são os motivos que levaram pesquisadores e estudantes das áreas de Geografia, Arquitetura e os integrantes do Observatório das Metrópoles a promover um Seminário na Universidade Federal do Paraná. Nesta quarta (11) e na quinta-feira (12) serão debatidas as obras em andamento na capital paranaense para a Copa de 2014, com base em informações coletadas no Ministério Público, com as empresas construtoras, Prefeitura de Curitiba, Secretaria Especial da Copa, entre outros.

Os participantes vão analisar a ampliação do Estádio Joaquim Américo e o investimento que está sendo feito com os aumentos constantes no orçamento, mas o principal assunto será o corredor aeroporto, rodoviária, que inclui a reforma do viaduto da Marechal Floriano e a construção da ponte estaiada na Avenida das Torres. São diversos tipos de questionamentos, como o alto investimento na reforma da rodoviária, em uma área, que com o passar dos anos, ficou muito próxima do centro. Segundo a coordenadora do Seminário, professora Olga Firkowski, a rodoviária já deveria ser transferida para um local mais distante. Os estudos do Observatório das Metrópoles mostraram também que a ponte estaiada não era prioridade para a Capital da forma como vem sendo construída. Na visão da pesquisadora poderia ser uma obra bem mais simples e de custo muito menor.

Construção da ponte estaiada. Foto: Marcos Solivan

Outro momento importante do encontro será o lançamento de um dossiê de violação dos direitos humanos pelo Comitê Popular da Copa de Curitiba. A solenidade, marcada para às 19 horas desta quinta (11), será seguido por um debate sobre o tema. De acordo a coordenadora, o documento mostra pesquisas em todas as cidades sede da Copa de 2014. Em Curitiba não houve problemas sérios, mas a maior preocupação recai sobre São Paulo e Rio de Janeiro onde diversos questionamentos nesse especto ocorreram durante as desapropriações.

Ampliação da Arena da Baixada. Foto de Marcos Solivan

O Seminário é realizado no auditório do Centro de Estudos de Engenharia Civil, no campus Centro Politécnico da UFPR. O lançamento do dossiê será no 1º andar do Edifício Dom Pedro I, campus Reitoria. A abertura do encontro foi realizada pelo coordenador Nacional do Observatório das Metrópoles, Orlando Alves, que é do Rio de Janeiro, e falou sobre a pesquisa realizada em todas as cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo.

Acesse aqui a programação completa.