Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR promove o teste do pezinho em Angola

A UFPR acaba de fechar uma parceria com o Ministério da Saúde de Angola, com a interveniência do Ministério da Saúde do Brasil, para ofertar o Curso de “Triagem Neonatal: Teste do Pezinho” para 200 profissionais angolanos.

Foto: Acervo UFPR

Esta união com os profissionais angolanos é resultado da Cooperação Brasil-Angola dentro do projeto “Apoio à Implementação e Gestão de Medidas para Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme em Angola”. O desenvolvimento do curso foi por meio de uma parceria entre a Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde do Governo Federal, a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) e a UFPR. Uma parceria que permitiu desenvolver o curso em uma proposta inovadora para a educação de adultos (andragogia).

Desde fevereiro de 2023 vem sendo feito uma oferta para 1279 profissionais do SUS envolvidos na triagem neonatal no território nacional. E para esse momento, o curso promovido pela universidade teve a contribuição de 16 especialistas, a maioria da FEPE e da UFPR, na elaboração do conteúdo e ainda outros 15 profissionais especializados no desenvolvimento institucional para EAD. Uma modalidade que conta com o apoio de facilitadores online para cada 200 cursistas.

De acordo com Rogerio Andrade Mulinari, professor titular do departamento de Clínica Médica e coordenador geral do projeto, a demanda do Ministério da Saúde no Brasil foi devido à necessidade de capacitar os profissionais do SUS nos 26 estados e Distrito Federal. “O Paraná é o modelo de aplicação do teste do pezinho e a FEPE é conhecida nacionalmente pela excelência”. O teste do pezinho no Brasil detecta outras sete doenças além da anemia falciforme. “Esta forma de anemia é muito prevalente – comum, na população africana”, conclui.

Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

Estima-se que 20% da população angolana é portadora e 2% é afetada pela doença e a área de saúde está entre as mais importantes cooperações entre Brasil e Angola, uma iniciativa que tem como objetivo salvar vidas.

Os cursistas angolanos serão selecionados pelas instituições do Governo de Angola: Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Sangue e pelo Instituto Hematológico Pediátrico Dra. Victoria Do Espírito Santo, com previsão de iniciar a turma de Angola entre maio e junho remotamente.

“A Cooperação com Angola é recente e o Ministério da Saúde do Brasil nos consultou se aceitaríamos oferecer o Curso da UFPR aos profissionais de Angola, de modo a abordar a Anemia Falciforme, um problema frequente na população de origem africana e para isso, faremos ajustes no curso visando atender as especificidades de Angola”, disse o professor Rogerio Andrade Mulinari.

Trilha de aprendizagem. Foto: Acervo UFPR

Durante o encontro virtual, os representantes da Angola puderam conhecer mais sobre a supervisão pedagógica do curso que está sendo feita na UFPR pela professora Marineli Joaquim Méier e a pedagoga Nathalia Savione Machado, das estruturadoras de conteúdo Professora Regina Paula Guimarães Vieira Cavalcante da Silva e Farmaceutica Mousseline Torquato Domingos (FEPE), com supervisão de TIC do professor Henrique Oliveira e Silva (UTFPR) e com apoio do Prof. Celso Yoshikazu Ishida na supervisão do ambiente virtual de aprendizagem.

Foto de destaque: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...