UFPR promove debate sobre a Gripe A nesta sexta

A Universidade Federal do Paraná promove na tarde desta sexta-feira, 30 de abril, o evento ‘UFPR x H1N1: Mesa-Redonda’.

Marcado para as 14 horas no auditório do Setor de Ciências da Saúde, localizado na Rua Padre Camargo, 280, 1º andar, nos fundos do Hospital de Clínicas (HC), o debate é organizado pelo Comitê Técnico de Assessoria em Influenza A H1N1 da universidade.

Quatro convidados participarão da mesa-redonda: o professor Alexander Biondo da UFPR; o médico do trabalho Paulo Zétola da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho; e os infectologistas Suzana Dal Ri Moreira do HC e Moacir Pires Ramos do Hospital do Trabalhador.

O evento é aberto a qualquer pessoa interessada no assunto. A capacidade do auditório é de aproximadamente 200 pessoas.

Vacinação

O calendário nacional do Ministério da Saúde vai até meados de maio e abrange, em diferentes períodos, profissionais de saúde, indígenas, gestantes, doentes crônicos, crianças de seis meses a dois anos, jovens de 20 a 29 anos, idosos com doenças crônicas e pessoas de 30 a 39 anos.

Não há nenhum evento adverso grave associado à vacina contra influenza pandêmica. A única contraindicação diz respeito a pessoas alérgicas ao ovo ─ a vacina é fabricada em ovos embrionados de galinha.

Medidas de prevenção

– Cubra a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar; é para evitar que gotículas atinjam os que estão próximos.

– Lave frequentemente as mãos com água e sabonete. Faça isso, pelo menos: depois de tossir ou espirrar. Após usar o banheiro; antes de comer; e antes de tocar os olhos, boca e nariz

– Evite compartilhar pratos, talheres e alimentos.

– Evite colocar as mãos nos olhos, nariz ou boca após pegar mexer com dinheiro, pegar produtos no supermercado ou ter contato com superfícies que não estejam devidamente higienizadas.

– Procure ter hábitos saudáveis, como alimentação adequada, ingestão de líquidos e atividade física.

Sintomas

Febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Ao apresentar estes sintomas, similares ao da gripe comum, deve-se procurar uma unidade de saúde.

Vacina contra a Influenza A (H1N1)
Foto: Elza Fiúza/ABr

Link(s) relacionado(s):