Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR passará a oferecer mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

A Universidade Federal do Paraná vai integrar a Rede Nacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). A parceria viabilizará infraestrutura e corpo docente para a oferta, a partir de 2018, de um curso de mestrado profissional voltado para o aprimoramento da formação de profissionais que atuam nas áreas de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação, em diversos setores.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu é fruto de uma união de instituições de ensino superior com a Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Tecnologia (Fortec). O mestrado profissional instituído em 2015 foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superioer (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz reuniu-se com representantes da PRPPG, da Agência de Inovação, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas e do Fortec para discutir o projeto. Foto: Leonardo Bettinelli

Agora a Rede Nacional Profnit está expandindo o curso, como informa Josealdo Tonholo, pró-reitor da Fortec e coordenador do Programa de Empreendedorismo da Universidade Federal do Alagoas. “Com esta medida teremos profissionais da área de inovação espalhados por todo o território nacional”, afirma. Atualmente, participam do projeto 12 instituições públicas de ensino e a estimativa é alcançar 20 parceiras em 2018.

Este é um programa que visa agregar duas importantes áreas, a acadêmica e a industrial, para viabilizar o objetivo comum da promoção da inovação. “O perfil do estudante que deve se beneficiar com essa oportunidade é o do profissional que já atua na área de inovação e que, desta forma, poderá desempenhar melhor seu papel. O público-alvo consiste em integrantes de instituições da área, como do Sistema Indústria e do Sebrae, entre outras”, explica Tonholo.

Ele considera o Profnit um relevante meio para otimizar a interação da universidade com a sociedade. “A proposta faz com que a universidade tenha acesso a um perfil de empreendedores diferentes do que ela está acostumada. O propósito é formar um agente de inovação que venha a auxiliar na quebra das barreiras de comunicação entre indústria, universidade e governo”, afirma.

Segundo o coordenador dos Programas de Pós-Graduação da PRPPG, André Rodacki, o programa é uma grande oportunidade de levar os conhecimentos e a inovação que a universidade produz para a sociedade. “Especialmente quando falamos em transferência de conhecimento, é fundamental que a instituição se aproxime do setor produtivo. É um canal que permitirá a capilarização desses conhecimentos para a sociedade de forma geral”.

Ainda segundo Rodacki, a UFPR participa da iniciativa com cerca de 15 docentes de diversas áreas de conhecimento, o que está em consonância com os planos da instituição e da Agência de Inovação de levar a excelência da universidade para outros segmentos da comunidade

Curso e processo seletivo

O Mestrado Profissional será integralmente gratuito e ofertará cerca de 20 vagas em seu primeiro processo seletivo. De acordo com Tonholo, a ideia é lançar o edital de seleção ainda este ano para que no início de 2018 se iniciem as atividades na UFPR. O Setor de Ciências Sociais Aplicadas, localizado no Campus Jardim Botânico, sediará as aulas.

O processo seletivo terá duas etapas: a primeira consiste em uma prova nacional e a segunda é uma seleção com base na análise curricular, verificando a forma que o candidato se posiciona com relação às ações de inovação.

A UFPR será o terceiro ponto focal do Profnit no estado do Paraná. O programa já atua em Guarapuava e em Maringá, por meio de parcerias com instituições de ensino dessas regiões.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...