UFPR passa a integrar rede nacional de mestrado em matemática

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) divulgou esta semana a lista de 54 instituições públicas de ensino que irão compor o programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

A UFPR, com 20 vagas disponíveis, é uma das cinco instituições do Paraná que ofertará o curso. As outras quatro são: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O Profmat será um curso semipresencial de oferta nacional, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e voltado prioritariamente para professores da rede pública de educação básica. Com isso, pretende-se promover a formação continuada desses docentes.

Para fins de estudo, o aluno contará com material didático disponibilizado na internet e com aulas suplementares nos fins de semana. ‘Existe uma demanda muito grande de professores da rede pública que querem estudar. Com esse programa, eles não precisarão se licenciar para isso’, diz o coordenador do curso na UFPR, professor Luiz Antonio Ribeiro de Santana. De acordo com o professor, a expectativa é que até o fim do mês a UFPR alcance cerca de 200 inscritos para disputar suas 20 vagas.

No primeiro semestre do curso, por exemplo, serão duas disciplinas, num total de seis horas de aulas presenciais aos sábados. O curso tem dois anos de duração.

Inscrições

As inscrições para o Profmat vão até o dia 31 de janeiro, no site do programa, onde também pode ser encontrado o edital do exame. O valor das inscrições é de R$ 27.

Os inscritos farão no dia 19 de fevereiro um exame nacional de admissão. No site há, inclusive, uma lista de exercícios preparatória para a prova. As aulas começam no dia 02 de abril.

Sobre a UAB

Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior a camadas da população com dificuldade de acesso à universidade, por meio da metodologia da educação a distância. Hoje, o sistema é coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

São 54 as instituição que integram a rede no Brasil, cinco delas no Paraná.

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário), sob orientação de Mário Messagi Jr.