UFPR participa de programa internacional de prevenção à dependência química

“Queremos identificar os pacientes que fazem uso de drogas antes que se tornem dependentes”, explica Roseli Boerngen de Lacerda, professora da UFPR e coordenadora local do curso SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento.

Elaborado por profissionais de todo o País, experientes nas áreas de política sobre drogas, prevenção do uso abusivo ou tratamento da dependência de álcool ou outras drogas, o curso é ministrado a distância, no site www.supera.org para médicos, enfermeiros, psicólogos, totalizando só na primeira turma – iniciada neste mês – mais de 5 mil alunos no Brasil, sendo quase 700 do Paraná.

“Eles fizeram a inscrição na Internet, foram selecionados e agora estão fazendo as aulas. Além do acesso eletrônico, eles ainda estão recebendo o material impresso com todo o conteúdo da página e um DVD que também traz casos clínicos para o treinamento”, explica a coordenadora.”O curso é gratuito para os profissionais, por meio de um convênio firmado entre a SENAD – Secretaria Nacional Antidrogas e a AFIP – Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia, com execução da equipe da UDED – Unidade de Dependência de Drogas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. “Para o ano que vem, a idéia é abrirmos mais 20 mil vagas para atender a demanda da lista de espera”, comenta Roseli.

Toda a divulgação do curso foi feita com a colaboração local das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal de Curitiba nas unidades de atenção primária e CAPS – Centros de Atendimento Psicossocial. A UFPR, por meio da participação de alunos e professores da Farmacologia, atuou na autoria de alguns capítulos e na integração regional com a rede de saúde. “Dessa participação, além do número de inscritos no curso, já saíram três teses do Departamento e uma monografia de especialização. Entre 2004 e 2006, só nós da UFPR aplicamos mais de 1500 questionários de detecção do uso de drogas.”

METODOLOGIA – O curso SUPERA tem a duração de três meses e uma carga horária de 90 horas/aula. Capacita os profissionais da saúde para a aplicação de questionários de detecção, entre eles o ASSIST – Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test, instrumento desenvolvido sob a coordenação internacional da Organização Mundial da Saúde em diferentes países, entre estes o Brasil. Esse instrumento é constituído por oito questões que abordam os diferentes aspectos das drogas (álcool, tabaco, maconha, cocaína, anfetaminas, inalantes, hipnóticos e sedativos, alucinógenos, opiácios e outras drogas) relacionados aos problemas físicos, psicológicos e sociais decorrentes do uso excessivo. É um instrumento de fácil administração e exige pouco tempo para ser respondido, cerca de 7 a 9 minutos. O curso treina justamente a aplicação e sua avaliação. O conjunto das respostas é transformado em um valor que dá o grau de comprometimento com a droga.

No Paraná, a única instituição participante na organização é a UFPR que recentemente teve um projeto aprovado pela Fundação Araucária e Secretaria Estadual de Saúde. “Vamos avaliar todo o processo de adesão do profissional ao SUPERA, no processo de integração da rede básica de atenção primária e dos CAPS. Nosso objetivo é, num projeto de pesquisa, levantar todas as dificuldades e barreiras e propor um aprimoramento”, diz a coordenadora local do SUPERA.

O projeto ASSIST começou ainda em 1997, numa mobilização internacional da OMS. No Brasil, dois centros urbanos participaram: Curitiba e São Paulo. Em Curitiba, os alunos da Farmacologia da UFPR aplicaram os primeiros questionários em unidades de saúde e hospitais psiquiátricos.

“Nossos primeiros resultados demonstram que o emprego do questionário ASSIST acoplado a uma intervenção breve – aconselhamento baseado numa entrevista motivacional com paciente – apresenta uma excelente eficácia”, finaliza Roseli.

O que perguntam os profissionais treinados pelo SUPERA:

1. Na sua vida, qual(is) dessas substâncias você já usou? 2. Durante os três últimos meses, com que freqüência você utilizou essa(s) substância(s) que mencionou? 3. Durante os três últimos meses, com que freqüência o seu consumo dessa(s) substância(s) que mencionou resultou em problema de saúde, social, legal ou financeiro? 4. Durante os três últimos meses, com que freqüência, por causa do seu uso dessa(s) substância(s) que mencionou você deixou de fazer coisas que eram normalmente esperadas de você? 5. Há amigos, parentes ou outra pessoa que tenha demonstrado preocupação com seu uso dessa(s) substância(s) que mencionou? 6. Alguma vez você já tentou controlar, diminuir ou parar o uso dessa(s) substância(s) que mencionou e não conseguiu? 7. Alguma vez você já usou drogas por injeção? Apenas uso não- médico.

Informações Roseli Boerngen de Lacerda, coordenadora local do SUPERA – fones: 3361-1720 e 3361-1739.

Álcool

Fonte: Vivian de Albuquerque