Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa de lançamento do texto preliminar do Plano Municipal de Educação

Participaram representantes de vários segmentos da educação. Imagem: Marcos Solivan

Na manhã desta sexta-feira, dia 13, membros da UFPR participaram do lançamento do texto preliminar do Plano Municipal de Educação de Curitiba. Estiveram presentes membros do Setor de Educação e o reitor da Universidade, Zaki Akel Sobrinho, a secretária municipal de Educação e professora da UFPR, Roberlayne Borges Roballo, o prefeito da cidade, Gustavo Fruet, vereadores e diversos membros da administração municipal. O evento foi realizado no Centro de Formação Profissional da Secretaria, com uma plateia repleta de representantes de segmentos relacionados à educação.

O documento deve servir como base para a elaboração do projeto de lei do Plano, que é previsto por lei federal e deve ser votado ainda nesse semestre na Câmara Municipal. Professores da Universidade participaram ativamente das discussões preliminares, contribuindo com sua experiência e pesquisas na área. “A UFPR tem diversos quadros que já discutem temas que devem ser abordados no Plano Municipal de Educação, como, por exemplo, organização escolar, currículos, meios avaliação”, explica o reitor.

De acordo com a secretária, estamos no caminho para a construção coletiva do projeto de lei – que deve ser concluído nos dias 16 e 17 de maio, durante a Conferência Municipal de Educação -, por meio de conselhos, fóruns, encontros em regionais e consultas públicas. Segundo a prefeitura, estes grupos devem elaborar e aprovar propostas, metas e estratégias para a educação na cidade, tanto para o ensino privado como para o público. Atualmente, a rede pública de ensino de Curitiba conta com 144 mil crianças matriculadas, que são atendidas por 18 mil profissionais.

“Precisamos que o lema ‘Pátria educadora’ seja realmente posto em prática”, destacou Akel Sobrinho, que, assim como o prefeito, elogiou a profundidade e a diversidade da partição social nas discussões. “Quanto maior for a participação, maior será a abrangência e eficácia do Plano da Educação que, aliás, só fará sentido se for concebido de forma democrática. Esse plano abrangerá questões que vão desde a educação infantil até a pós-graduação e por isso precisam ser amplamente discutidos pela população”, disse Fruet.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...