UFPR participa de Colégio Doutoral com universidades portuguesas e espanholas

Entre as deliberações do encontro está a criação do Colégio Doutoral Tordesilhas. Através dessa iniciativa, as universidades participantes do grupo poderão assinar convênios específicos para aderir ao colégio, no qual os programas de doutorado desenvolverão atividades de intercâmbio, co-tutela, duplo diploma ou mesmo integrar programas de doutorado compartido.

Durante o evento, os reitores também discutiram as repercussões da implantação do Processo de Bolonha nas universidades européias e sua repercussão nas diversas atividades de intercâmbio, reconhecimento de títulos e dupla-diplomação.

A UFPR participa do grupo de trabalho que discutirá os padrões de

qualidade do ensino superior.

Conforme o assessor de Relações Internacionais da UFPR, professor Antonio Carlos Gondim, o Grupo Tordesilhas, do qual a UFPR faz parte, reúne universidades públicas brasileiras, portuguesas e espanholas com o objetivo de ampliar a cooperação e o intercâmbio acadêmico.

Criado em junho de 2000, o Grupo Tordesilhas reúne dirigentes de 39 instituições —21 brasileiras, 12 espanholas e 6 portuguesas.

Detalhe do material de divulgação do 9º Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas

Fonte: Fernando César Oliveira (com informações da Assessoria de Relações Internacionais)