UFPR Palotina promove feira de cursos na sexta e no sábado

Na sexta, o evento acontece das 15 às 20 horas. No sábado, das 10 às 15 horas.

A feira será realizada na própria sede da UFPR em Palotina, localizada na rua Pioneiro, 2.153.

Além de percorrer estandes de cada um dos cinco cursos de graduação oferecidos pela UFPR no município, os visitantes poderão conhecer as instalações da universidade.

O público-alvo são estudantes do ensino médio de escolas de Palotina e dos demais municípios da região.

‘A ideia de promover o evento em Palotina surgiu dos próprios professores e alunos que participaram, na última semana, da feira em Curitiba’, revela o professor Vinicius Barcellos, diretor do campus. ‘Queremos atender ao público que não pôde se deslocar até Curitiba para conhecer o nosso trabalho.’

A UFPR oferece atualmente em Palotina os cursos superiores de Medicina Veterinária, Tecnologia em Aquicultura, Tecnologia em Biocombustíveis, Tecnologia em Biotecnologia e Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental.

Os três cursos de tecnologia foram criados no ano passado. O de Ciências Biológicas é um dos dois novos cursos do vestibular deste ano na UFPR —o outro é de Biomedicina ofertado em Curitiba.

No total, a UFPR oferece em seu vestibular 440 vagas em Palotina.

Sobre o vestibular

O período de inscrições para o vestibular da UFPR termina às 16 horas do próximo dia 30 de setembro.

Para fazer a inscrição, é preciso acessar o endereço www.nc.ufpr.br.

A primeira fase do vestibular da UFPR será no dia 29 de novembro. A segunda fase nos dias 12 e 13 de dezembro.

Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passou de 5.204 para 5.334. As opções de cursos, de 89 para 91.

A principal mudança do vestibular diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do valor final da nota do vestibular. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.

Outra novidade diz respeito à possibilidade dos candidatos que disputam as vagas dos cursos de Palotina, que agora têm o direito de optar por fazer as provas em Curitiba.

Assim como em anos anteriores, o edital do vestibular da UFPR reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.

Izabel Liviski

Estande do curso de Tecnologia em Aquicultura de Palotina, durante feira em Curitiba

Calendário do vestibular da UFPR

14 a 18 de setembro