Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR divulga campanha “Trote sem violência” e orienta comunidade acadêmica

A tradicional campanha da Universidade Federal do Paraná “Trote sem violência” reforça a conscientização dos alunos de que a recepção aos calouros deve ser um momento de alegria e integração com os veteranos, em que nenhum tipo de violência pode ser tolerada, seja física ou simbólica. O objetivo é inibir ações ofensivas e discriminatórias.

As denúncias que eventualmente chegarem à universidade serão analisadas por um comitê criado especialmente para este fim, e que dará o encaminhamento devido a cada caso – internamente ou, se for o necessário, acionando o Ministério Público ou outros órgãos externos.

Os canais institucionais para denúncias são os e-mails alertatrote@ufpr.br e acolhe.sipad@ufpr.br, além do formulário disponível no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (acesse aqui).

A Prae solicita que as denúncias sejam enviadas com informações sobre local, data e hora da ocorrência, o tipo de violência verificado e, se possível, identificação do denunciante e dos suspeitos de praticar a violência.

A comissão que encaminha as denúncias é formada pela Prae em conjunto com a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) e a Diretoria Disciplinar. Os setores também terão comissões para acompanhar as atividades locais de recepção aos calouros.

Recepção aos calouros

As comissões setoriais e o Diretório Central dos Estudantes, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), realizam a Semana de Recepção aos Calouros 2020. A programação abrange um conjunto de atividades de natureza acadêmica, científica, artística, cultural, esportiva e recreativa. As ações são monitoradas pelas comissões setoriais de recepção.

Denúncias

Qualquer tipo de manifestação que envolva agressão física, moral, danos e preconceito de gênero, raça-cor, capacidade, orientação sexual e identidade de gênero ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora da UFPR, são atitudes inaceitáveis e devem ser denunciadas.

Após receber a denúncia, a equipe multidisciplinar da Universidade fará o acolhimento da vítima e encaminhará a denúncia para a Diretoria de Procedimentos Disciplinares. A partir dessa etapa, haverá apuração dos fatos, seguindo o regimento geral da UFPR, bem como normas e legislação vigentes no país.

O estudante ou membro da comunidade que presenciar qualquer ato violento, discriminatório ou constrangedor com relação à recepção dos calouros pode realizar denúncia por meio dos endereços de e-mail alertatrote@ufpr.br e acolhe.sipad@ufpr.br ou pelo link: http://www.prae.ufpr.br/prae/alertatrote/

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...