UFPR organiza V Encontro Nacional de Cerimonial Universitário

Juntamente com o Fórum dos Organizadores de Cerimônias Universitárias e Acadêmicas das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forcies), a UFPR promove o V Encontro Nacional de Cerimonial Universitário.

O evento, realizado no Prédio Histórico da UFPR conta com a presença de cerimonialistas, mestres de cerimônias e outros servidores ligados à área de eventos universitários de todo o país.

Entre os principais objetivos do encontro, realizado pela primeira vez em Curitiba, estão a troca de experiências, normatização e padronização dos procedimentos de cerimônias universitárias.

Na abertura do encontro, realizada nesta quarta-feira (29), o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho comentou sobre a importância do cerimonial nas universidades, principalmente para realizar uma aproximação com a sociedade. ‘Nem todos enxergam, mas para fazermos uma universidade cidadã o cerimonial é fundamental para a relação com toda a comunidade.’

Na sequência, Zaki ainda apresentou uma palestra sobre ‘Cerimonial universitário: a figura do reitor nas solenidades acadêmicas e a visão do cerimonial e protocolo’.

Também estiveram presentes na abertura o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, o presidente do Forcies, Luiz Sinésio Silva Neto, o presidente do Comitê Nacional do Público, José Afonso Carrijo Andrade e a coordenadora do cerimonial da UFPR e organizadora deste V Encontro, Flávia Chu.

Para mais informações acesse: www.forcies.com

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Ana Claudia Cichon, com orientação de Ana Paula Moraes