Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR oficializa acordo coletivo com funcionários da Funpar no Hospital de Clínicas

A Universidade Federal do Paraná, a Direção do Complexo do Hospital de Clínicas, a Superintendência da Funpar e a diretoria do Sinditest-PR assinaram acordo coletivo de trabalho para os anos 2016/2017 dos trabalhadores do HC do quadro da Funpar.

A categoria aceitou a proposta da Fundação que prevê reajuste salarial de acordo com a inflação (9,83%) para 70% dos funcionários, que recebem até R$ 2.500, e de 6% para aqueles trabalhadores que estão acima dessa faixa. Os salários reajustados já começaram a ser pagos.

Com o acordo e o fim da greve, o atendimento à população volta a ser normalizado.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, destacou durante a assinatura do acordo que durante os oito anos da gestão tiveram grande consideração e todo o respeito à comunidade de trabalhadores Funpar do HC. “A cada ano, procuramos fazer o ganho real, ou seja, repor perdas históricas. Mas neste ano conseguimos apenas repor a inflação para a grande maioria dos funcionários, e uma parte teve um reajuste menor. Isso diante do quadro de crise econômica que atravessa o Governo Federal e que consequentemente prejudica a parte financeira de nosso Hospital”, afirmou.

“Nós fizemos o máximo possível em termos de negociação, e conseguimos celebrar com tranquilidade o nosso oitavo acordo coletivo de trabalho. Deixamos um legado de diálogo e respeito à entidade sindical, mas sobretudo a esses trabalhadores que sempre mereceram o máximo de atenção e respeito profissional”, acrescentou o reitor.

O superintendente do Hospital de Clínicas e Maternidade Victor Ferreira do Amaral, Flávio Tomasich, destacou que essa foi uma greve longa, mas que o bom convívio com a comissão de negociação garantiu um bom termo em um momento de crise no Hospital. “Poder ter o retorno dessa força de trabalho é muito importante para mantermos o atendimento à população. Esse acordo permite retomar as atividades o mais prontamente possível”, afirmou.

“Nós tivemos uma reunião com a presença do reitor, e foi garantido o índice de reposição de pelo menos a inflação para 70% dos trabalhadores. Nós queríamos que todos fossem atingidos, mas isso foi o possível, apresentamos à categoria, e como atinge a maior parte dos trabalhadores, os trabalhadores aceitaram, e hoje assinamos esse acordo”, disse José Carlos de Assis, coordenador-geral do Sinditest-PR.

A categoria não tinha aceitado a proposta inicial de 7% de reajuste. “A proposta foi melhorada pela Funpar, e o reitor também interveio para que a proposta fosse melhorada. Foi levada para a categoria, e como abrange a maior parte dos trabalhadores, foi aceita”, afirmou Carmen Luiza Moreira, coordenadora-geral do Sinditest e integrante da comissão de negociação.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...