Física encerra hoje, quinta-feira (10), inscrição para o doutorado

Foto: Reprodução

O doutorado em Física da UFPR – conceito 6 na Capes – está com inscrições abertas para as 10 vagas ofertadas para o segundo semestre deste ano. O prazo para inscrição encerra-se nesta quinta-feira (10) e podem se habilitar os profissionais que possuem mestrado em cursos da área de ciências exatas ou engenharia. As áreas de concentração ofertadas por este Programa de Pós-Graduação são Física Geral; Atômica e Molecular; da Matéria Condensada; e dos Fluidos e Plasmas.

Para efetuar a inscrição os candidatos devem acessar o site http://fisica.ufpr.br/posgrad/formularios.html, preencher os dados solicitados, assinar e anexar a ele cópia dos diplomas de graduação e de mestrado, do histórico escolar, do curriculum vitae (documentado), da carteira de identidade, CPF, e uma foto 3×4 recente. Dos candidatos estrangeiros também é exigida uma fotocópia da página de identificação do passaporte, bem como, do visto de permanência no Brasil. Todos os inscritos deverão apresentar, ainda, três cartas de recomendação, que devem ser feitas por pesquisadores e entregues em envelope juntamente com os demais documentos.

Projeto de Pesquisa

Prédio da Administração do Centro Politécnico - Foto: Marcos Solivan
Setor de Tecnologia, no Centro Politécnico, oferta 3 vagas. Foto: Marcos Solivan

Os profissionais que desejam se inscrever neste Programa de Pós-Graduação em Física da UFPR devem também apresentar um projeto de pesquisa assinado pelo futuro orientador credenciado no Programa. Também devem elaborar um plano de trabalho informando as disciplinas que pretendem cursar, assim como, as que queiram solicitar aproveitamento (realizadas fora do Programa da UFPR). Toda a documentação deverá ser entregue pessoalmente ou enviada pelo correio para o seguinte endereço:Centro Politécnico, Universidade Federal do Paraná, caixa postal 19044, CEP – 81531-980, Curitiba, Paraná.

Ao longo do curso, os candidatos de língua portuguesa selecionados serão submetidos a um teste de proficiência da língua inglesa e, aos demais alunos, um teste de língua portuguesa. Mais informações podem ser obtidas no site da inscrição ou pelo fone 3361-3096.

Histórico e Infraestrutura

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPR já formou, desde o ano de 2000 mais de 50 doutores. Atualmente possui 22 docentes permanentes e cinco professores colaboradores. Todos atuam ativamente em diversas linhas de pesquisa, tanto teóricas quanto experimentais, distribuídos em 12 grupos de pesquisa certificados pela Instituição. Possui uma moderna infraestrutura computacional com diversos servidores numéricos, e conta com 9 laboratórios de pesquisa. O programa dispõe, ainda, da possibilidade de utilização outros 40 laboratórios institucionais.

Celsina Favorito