UFPR Litoral registra comparecimento recorde de 97% na 1ª fase do vestibular

Segundo o professor Valdo Cavallet, diretor da UFPR Litoral, a chuva que caiu em Matinhos pouco antes do início das provas não prejudicou o vestibular. ‘Historicamente, o nosso percentual de comparecimento é sempre alto, mas desta vez é recorde’, observou. ‘O processo está ocorrendo conforme o planejado, sem incidentes.’

Em 2008, 95,6% dos candidatos haviam comparecido na primeira fase.

O vestibular da UFPR Litoral oferece neste ano 475 vagas ―23% a mais do que em 2008, quando o total de vagas foi de 385. Todas as 90 novas vagas são noturnas. No total, são 14 cursos de graduação e um curso técnico integrado ao Ensino Médio [confira lista abaixo].

Aproximadamente 82% dos candidatos inscritos vivem num dos sete municípios do litoral paranaense; 58% são mulheres. ‘Trabalhamos durante o ano inteiro para informar os alunos das escolas da região sobre a universidade’, explica Cavallet.

As provas da primeira fase ocorreram em quatro locais diferentes, todos em Matinhos. Os candidatos tiveram até cinco horas para responder a 80 questões sobre conhecimentos gerais. O gabarito provisório será divulgado pelo Núcleo de Concursos da UFPR após o término da prova, através do endereço www.nc.ufpr.br.

A divulgação da lista dos aprovados para a segunda fase, que terá questões discursivas de produção e compreensão de textos, está prevista para o próximo dia 10 de junho. A segunda fase será no dia 21 do mesmo mês.

Cursos

A partir deste ano, há quatro novas opções de curso de graduação na UFPR Litoral: Saúde Coletiva; Informática e Cidadania; Gestão Desportiva e do Lazer; e Linguagem e Comunicação. Os três primeiros são cursos de bacharelado. O quarto, de licenciatura.

Além dos novos cursos, outra mudança foi a transformação dos cursos profissionalizantes de Gestão de Turismo e de Gestão Imobiliária, que passam à condição de cursos de tecnologia, com ‘status’ de graduação.

Os cursos mais concorridos no vestibular deste ano são Fisioterapia (10,63 candidatos por vaga), Gestão e Empreendedorismo (5,40), Gestão Ambiental (4,97), Informática e Cidadania (4,80), Gestão Desportiva e do Lazer (4,13) e Serviço Social (4,10).

O curso profissionalizante de Enfermagem deixou de ser ofertado pela UFPR em Matinhos, já que o mesmo é oferecido pelo recém-criado Instituto Federal do Paraná (IFPR), em sua unidade de Paranaguá.

Assim como no vestibular geral da UFPR, o processo seletivo de sua unidade no litoral reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.

A UFPR Litoral é resultado de uma parceria que envolve o governo federal, responsável pelo quadro de servidores docentes e técnico-administrativos e pelo projeto político pedagógico; o governo estadual, responsável pela infraestrutura; e a prefeitura local, que oferece serviços de limpeza e segurança.

Relação de cursos / turno / vagas / relação candidato-vaga

Graduação:
Agroecologia (Tecnologia) / Diurno / 35 / 2,03

Artes (Licenciatura) / Diurno / 30 / 2,90

Ciências (Licenciatura) / Noturno / 30 / 2,10

Fisioterapia (Bacharelado) / Diurno / 30 / 10,63

Gestão Ambiental (Bacharelado) / Diurno / 30 / 4,97
Gestão de Turismo** (Tecnologia) / Noturno / 35 / 2,06

Gestão Desportiva e do Lazer* (Bacharelado) / Noturno / 30 / 4,13

Gestão e Empreendedorismo (Bacharelado) / Noturno / 30 / 5,40

Gestão Imobiliária** (Tecnologia) / Noturno / 35 / 1,69

Gestão Pública (Bacharelado) / Noturno / 30 / 3,10

Informática e Cidadania* (Bacharelado) / Noturno / 30 / 4,80
Linguagem e Comunicação* (Licenciatura) / Noturno / 30 / 2,70

Saúde Coletiva* (Bacharelado) / Noturno / 30 / 2,53

Serviço Social (Bacharelado) / Noturno / 30 / 4,10

Técnico:
Comunitário com Ensino Médio Integrado*** / Noturno / 40 / 1,88

Total de vagas: 475
(desse total, 74% são vagas noturnas)

* Cursos novos.
** Cursos que até 2008 eram oferecidos na modalidade profissionalizante, e agora são de tecnologia, com ‘status’ de graduação.
*** Exige apenas o Ensino Fundamental completo.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira