UFPR Litoral integra professores e alunos à região

Fabíola Machado, 19, aluna do curso de Técnico em Hotelaria está desenvolvendo o projeto ‘Centro de Comercialização nas Colônias’ que visa construir um centro que possibilite aos produtores das colônias que ficam na rodovia Alexandra-Matinhos expor e comercializar artesanatos e alimentos regionais. ‘Assim que entrei no curso, em 2005, comecei a trabalhar nesse projeto. A comunidade do local me recebe muito bem e tem esperanças de que, com a instalação da universidade efetivamente no litoral, projetos como o que estou desenvolvendo tenham continuidade’, explica.

A acadêmica, que está finalizando seu curso, é apenas um exemplo das atividades que todos os estudantes da UFPR Litoral desenvolvem junto à comunidade local. Para iniciar o ano letivo de 2007, professores e alunos foram convidados a fazer, então, uma jornada exploratória nas escolas públicas da região e conhecer bem de perto como é a realidade educacional do litoral. ‘A proposta da UFPR Litoral é interferir positivamente na região, nos envolvermos em diversos níveis com a comunidade. Assim, além dos professores da universidade já estarem desenvolvendo um trabalho bem próximo aos professores da rede, na troca pedagógica, era hora dos alunos também terem esse envolvimento’, explica Valdo Cavallet, diretor da unidade.

Projetos nas escolas – Aprender fazendo. Assim caminha a proposta pedagógica da UFPR Litoral, que é inovadora no País. Além de trabalharem na comunidade, os alunos da universidade, nessa primeira semana de aulas, foram às escolas para poderem observar a realidade e a partir dela proporem sua interferência por meio de um projeto. Para o aluno Rafael Pantarolo Vaz, 20, aluno do 1º ano de Gestão Ambiental a visita às escolas foi muito produtiva. ‘Fomos para observar e nossa forma de entrar foi levar o Xadrez como atividade lúdica. Conversamos com as crianças, explicamos o que é a UFPR Litoral e ensinamos xadrez. Meu projeto irá se beneficiar muito dessas visitas, já que propomos o cultivo de mudas nativas da Mata Atlântica em viveiros e a educação ambiental por meio dessas mudas. Queremos poder reconstruir áreas degradadas e ensinar as pessoas, principalmente as crianças, sobre a importância do meio ambiente’, explica.

Atividades – Além das visitas que marcaram dois dias da Semana da Educação Pública do Litoral, os professores ainda tiveram momentos de reflexão sobre a construção desse projeto pedagógico inovador com a pedagoga Maria Isabel da Cunha. Ela esteve presente em diversos momentos da programação e acompanha a implantação da UFPR Litoral. ‘Esse projeto é um grande desafio, não só para os professores, mas principalmente pelo que representa na quebra de referências instituídas’, explica. Segundo ela é natural a inquietação de todo o grupo da UFPR Litoral pelo novo. ‘Para alguns há uma exigência maior pelo envolvimento, para outros não. Essa diversidade é importante para o projeto, até porque todos estão em fase de adaptação. Não apenas pela proposta, mas pelas mudanças na vida pessoal que cada um tem que fazer.’ Maria Isabel afirma ainda a importância desse projeto para o País. ‘É uma inovação, não há parâmetros para que o grupo possa se espelhar. O projeto será a referência.’

Reitor visita as atividades dos grupo de alunos
Foto: Isabel Liviski

Professora Maria Isabel