UFPR lança três editais de apoio à pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), por meio da Coordenadoria de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, lança três editais para apoiar as atividades de pesquisa, realizar manutenção de equipamentos de pesquisa e financiar publicações internacionais.

Os recursos financeiros dos editais são oriundos de verba própria, um tipo de investimento que a UFPR passou a realizar em 2017, como política para promover o desenvolvimento da pesquisa científica e os programas de pós-graduação da instituição. “Agora, em 2021, com a redução drástica de recursos públicos federais para pesquisa, a UFPR continua investindo no desenvolvimento da pesquisa”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Francisco de Assim Mendonça.

“Mesmo com os profundos cortes orçamentários a UFPR continua a dedicar verbas próprias para manter os programas de pós-graduação e as nossas pesquisas funcionando. O desenvolvimento da ciência também é prioridade na nossa universidade”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Manutenção de equipamentos e de laboratórios

O edital 05/2021 é para realizar a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos e laboratórios com característica multiusuária, renovação de licença de software de apoio à pesquisa, visando apoiar atividades de pesquisa e o desenvolvimento de teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UFPR.

O edital é de fluxo contínuo e os interessados devem encaminhar a documentação exigida no edital até o 15º dia de cada mês. A expectativa de recursos financeiros destinados a este edital é de R$ 3,5 milhões de recursos próprios a serem executados pela FUNPAR.

Apoio às atividades de pesquisa

O edital 06/2021 é para financiamento para compra de materiais de consumo, passagens e diárias nacionais destinadas a reuniões de trabalho, prestação de serviços por pessoas jurídicas e bolsas de iniciação científica. Os recursos próprios são de R$ 2,5 milhões a serem executados pela FUNPAR. As propostas dos interessados devem ser submetidas até 29 de agosto.

Publicações internacionais

O edital 07/2021 é para apoiar publicações de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de autores da UFPR em periódicos científicos de circulação internacional altamente qualificados. Estão previstos R$ 300 mil reais de recursos próprios a serem executados pela FUNPAR. O edital é de fluxo contínuo até 30 de agosto de 2022 ou enquanto houver disponibilidade financeira.