UFPR inaugura em Campo Mourão trecho de obra pavimentada pelo ITTI

O escritor, jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira - Foto: Reprodução

As ações de pavimentação realizadas pela UFPR no lote 3 da BR-487/PR, entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste, serão apresentadas na publicação de lançamento da cerimônia de inauguração do trecho, programada para sexta-feira (4), em Campo Mourão.
De acordo com Eduardo Ratton, coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR (ITTI), a publicação destaca a supervisão ambiental da construção e a execução de diversos programas ambientais, que desenvolveram atividades educativas e de sensibilização para com os trabalhadores das obras, os professores da rede pública de ensino e a comunidade em geral.

O trecho pavimentado ─ 18,72 km de extensão ─ pertence à Estrada Boiadeira. As obras realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciaram em 2012 e tiveram a gestão ambiental executada pela UFPR/ITTI. O próximo trecho a ser implantado é o 3, entre Tuneiras do Oeste e Nova Brasília, cuja obra já foi licitada e a gestão ambiental também realizada pela UFPR/ITTI através do projeto “Estrada Boiadeira ─ Sonho que se realiza”.

A publicação Gestão Boiadeira - Foto: Divulgação ITTI

A Rodovia Federal BR-487 (Estrada Boiadeira) possui uma extensão total de 659,50 km, dividindo-se em 115,70 km no Estado do Mato Grosso do Sul e 543,80 km no Estado do Paraná. É uma importante ligação entre as regiões produtoras do Centro Oeste brasileiro e da Região Noroeste do Estado do Paraná com o Porto de Paranaguá. A pavimentação do trecho entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste foi financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Com a inauguração do trecho, será lançada pelo projeto de gestão ambiental a música Estrada Boiadeira, que fala da importância da rodovia. A canção composta por Danilo Johann e Paulo Chaves integrará um CD com outras músicas com temas ambientais. Será distribuído à população dos municípios impactados pela obra um exemplar do CD como parte da estratégia de sensibilização ambiental na região.

Celsina Favorito, com informações de Caroline Passos.