UFPR lança campanha de arrecadação para o litoral

A administração central da Universidade Federal do Paraná lança uma campanha de arrecadação de donativos devido às enchentes, deslizamentos e enxurradas em algumas cidades do litoral. Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaratuba vão receber as doações. Em Morretes, a prefeitura decretou estado de calamidade pública. Para a Defesa Civil, o município está impossibilitado de se reorganizar sozinho.

Cinco campi da UFPR vão receber donativos. No hall de entrada da Reitoria, recepção do Prédio Histórico, direção do setor de tecnologia no Centro Politécnico, direção do setor de Ciências Sociais Aplicadas no Botânico, e na Agrárias.

Segundo a Defesa Civil, mais de 20 mil pessoas foram afetadas e oito mil estão desalojadas ─ tiveram suas casas destruídas ou danificadas ─ em sete municípios do Estado (Antonina, Morretes, Paranaguá, Guaratuba, Mangueirinha, Honório Serpa e São José dos Pinhais).

O governo do Estado e a prefeitura municipal também arrecadam doações no barracão da Defesa Civil, localizado na rua Sergipe, 1712, na Vila Guaíra, em supermercados credenciados em todo o estado, na sede da Fundação de Ação Social (FAS), na rua Eduardo Sprada, 4.520, no Campo Comprido, nas nove Administrações Regionais da Prefeitura e na sede da prefeitura, no Centro Cívico.

Setor Litoral

No Setor Litoral da UFPR foi criado um Comitê de Emergência. Segundo a professora Vera Lúcia Israel, uma das coordenadoras da campanha e vice-diretora do Setor Litoral, uma da funções da universidade é colaborar com as questões que envolvem a comunidade. Outra proposta é buscar políticas públicas para ajudar na reconstrução dos municípios. Alunos, professores, servidores e funcionários da Universidade e da Funpar podem doar alimentos não perecíveis que fazem parte da cesta básica e água potável. Também podem ser doados material de higiene e limpeza, fraldas, absorventes, roupas, cobertores e colchões.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Ana Paula Moraes