Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lamenta o falecimento da médica e professora aposentada Leide Parolin Marinoni

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada do Departamento de Pediatria da UFPR Leide Parolin Marinoni, nesta sexta-feira (10), em Curitiba.

Dra. Leide tinha 92 anos e 68 de formação em Medicina pela UFPR. Apaixonada pela família, pela profissão e pelo futebol, era torcedora do Clube Atlhetico Paranaense, do qual foi a primeira mulher sócia e chegou a ocupar inclusive cargo na diretoria do time.

Filha de Italo Carlos Marinoni e Elvira Parolin Marinoni, a Dra. Leide nasceu em Curitiba no dia 15 de setembro de 1931. Formou-se pela UFPR em 1955, tendo recebido o prêmio Pravaz e bolsa para realizar a Residência de Pediatria no Hospital de Clínicas da USP e, posteriormente, bolsa para o Curso de Aperfeiçoamento em Pediatria. Registrou-se no CRM-PR em outubro de 1958, compondo o primeiro grupo de mulheres a se inscrever na autarquia.

Professora do Departamento de Pediatria desde 1960, nos últimos anos era bolsista técnica da Universidade. Dra. Leide era médica pediatra pioneira e autodidata na Dermatopediatria, tendo fundado o Curso de Especialização em Dermatologia Pediátrica da UFPR. Ajudou a  formar diversos médicos que atuam no Brasil e no Exterior e por várias décadas atuou no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR (CHC-UFPR) atendendo crianças e suas famílias com doenças de pele de forma solidária e humanitária.

Era membro honorário da Academia Paranaense de Medicina e membro efetivo da Academia Paranaense de Pediatria. Ministrou cursos e palestras em congressos em várias cidades do Paraná e de outros estados, sendo ainda autora e coautora de inúmeros trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Por várias vezes esteve indicada para a honraria Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico do CRM-PR.

A mais recente homenagem prestada à Dra. Leide foi a inauguração, pelo Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, do Centro de Simulação que leva o seu nome. A unidade foi projetada com o objetivo de treinar médicos em um ambiente controlado, capaz de capacitar o profissional para os mais diferentes cenários. O evento contou com a presença da Superintendente do CHC, Claudete Reggiani, e do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca

O corpo da médica e professora Leide Parolin Marinoni será velado na manhã deste sábado (11) na Capela 1 do Cemitério Municipal São Francisco de Assis, em Curitiba, onde ocorrerá o sepultamento às 15h.

A comunidade da UFPR, enlutada, presta os mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas e amigos.

Com informações do Conselho Regional de Medicina do Estado Paraná – CRM-PR

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...