UFPR irá pagar reembolso de plano de saúde aos servidores

O reitor Zaki Akel Sobrinho deu a boa notícia na manhã desta quinta-feira, dia 25, na reunião do Conselho Universitário. A partir deste mês, os servidores poderão receber – a exemplo do que já acontece com os filiados ao plano Geap – o reembolso de R$ 65,00 para o titular e também para cada um dos dependentes.

Reivindicação antiga da comunidade, o pagamento era proibido por portaria do Ministério do Planejamento desde dezembro de 2007. “O benefício atingia a aproximadamente mil servidores enquanto que cerca de cinco mil não eram beneficiados”, informou o reitor, que por diversas vezes levou o assunto ao Ministério do Planejamento e da Secretaria de Recursos Humanos do MEC, fazendo pressão por uma solução que beneficiasse toda a comunidade. Zaki Akel recebeu a notícia do próprio ministro Paulo Bernardo e a medida agora depende apenas da publicação da portaria, esperada para a próxima semana.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas Laryssa Born informou que a Progepe terá até o dia 15 de julho (data de fechamento da folha de pagamento) para cadastrar os titulares dos planos de saúde. Na próxima semana o site da pró-reitoria – www.progepe.ufpr.br – deverá disponibilizar a ferramenta para que os interessados realizem esse cadastramento.

Presentes na sessão do Coun também o presidente do Sinditest, Vilson Messias e da ex-presidente da Apufpr, Arislete Dantas de Aquino. Ambas as entidades já haviam promovido estudos sobre medidas legais que suprissem a questão dos planos de saúde desde 2005. “É uma luta dos servidores desde 2005. O dinheiro é suficiente para atendimento dos servidores técnicos e docentes. Obrigado por encampar essa luta”, disse Messias. Ele reinvindicou que além dos planos de saúde é preciso melhorar o Sistema Casa com o dinheiro que “sobrar”, para atender os servidores que não têm plano de saúde.

Pelas restrições impostas, a UFPR acabou devolvendo R$ 6,8 milhões dos 13,6 milhões reservados para a rubrica Saúde. Neste ano, esse dinheiro será utilizado para os pagamentos per capta e a possível sobra já está destinada para a melhoria do Sistema Casa. O vice-reitor Rogério Mulinari adiantou que está em andamento um grande projeto para melhorar o Sistema Casa, inclusive com uma sede central de atendimento.

O reitor Zaki Akel anunciou o pagamento na reunião do COUN
Foto: Juarez Velozo